Descrição enviada pela equipe de projeto. Processo de Criação
O projeto é o resultado de um concurso. A equipe formada por Brisac Gonzalez, Alain Safati, Henri Gaudin e a Agence Sequence foi uma das finalistas da competição que atraiu 57 candidatos.
A cidade de Aurillac está no limite da região serrana do Maciço Central da França. O terreno em questão é um grande campo pavimentado - não é uma praça e nem um estacionamento asfaltado - e situa-se perto da principal estação ferroviária da cidade. Esta área está sendo revitalizada a fim de criar uma maior conexão com o centro histórico da cidade.
O prédio de 5.265 metros quadrados foi construído com base em um orçamento de 8.500.000,00 euros. É um novo espaço para teatros, concertos, feiras e eventos esportivos. Ele possui os assentos retráteis e palco desmontável, o que lhe confere uma grande versatilidade. O espaço principal pode acomodar até 4.500 pessoas durante as apresentações.
Nenhum dos usos especificados são permanentes. O edifício, portanto, é, essencialmente, um espaço para eventos efêmeros.
Ele é um objeto instantaneamente reconhecível. Três fitas de concreto que variam em altura e textura definem o edifício. As fitas delineiam as diferentes áreas do edifício: entrada, hall, depósito e instalações. Seu movimento também cria uma série de espaços residuais que contêm as casas de máquinas e os acessos de serviço.
Dentro, uma alta fita de doze metros define um retângulo que é o corredor. O salão não possui pilares, medindo quarenta metros de largura por sessenta metros de comprimento. Externamente, a fita superior é feita de painéis de concreto pré-fabricado com uma grade regular de tijolos de vidro.
Durante o dia, a luz do sol entra em contato com os 25.000 tijolos de vidro em forma de pirâmides, produzindo efeitos cintilantes e sombras dramáticas. À noite, do edifício desperta com as luzes que reluzem dos tijolos de vidro e amplificam a intensidade da iluminação, produzindo uma fachada brilhante. O sistema de iluminação da fachada pode ser alterado de acordo com os espetáculos.
A fita inferior é de seis metros de altura e feita de concreto. As ondulações desta parede definem a área de entrada e a doca de carregamento.
Como um cenário ou um traje extravagante, o edifício é feito para ser visto de longe. A maioria dos detalhes são simples. É um edifício muito robusto - uma estrutura resistente que requer pouca manutenção. Dentro do salão, caminhões articulados podem entrar; ajudando na montagem de equipamentos. A montagem e a desmontagem dos cenários podem acontecer ao mesmo tempo.
Estratégia de Iluminação
Os tijolos de vidro iluminados enriquecem o aspecto do edifício durante a noite, porém, nós também queríamos uma fachada animada durante o dia. Aurillac tem um grande número de dias ensolarados, por isso, pensamos que uma forma tridimensional brilharia durante o dia e brincaria com os raios do sol. A curvatura das fachadas, juntamente com os piramides feitas com tijolos de vidro criam uma variedade de sombras interessantes.
Foram estudados diversos formatos até que finalmente decidiu-se pela pirâmide. A forma piramidal refrata a luz colorida.
Estudamos integrar LEDs com os 25 mil tijolos de vidro, mas o orçamento prédio não poderia cobrir o sistema de controle para tantas luzes. Os tijolos de vidro são simplesmente iluminados a partir de fontes na parte superior e na parte inferior da fachada. O sistema de iluminação pode ser programado a partir de um total de 24 circuitos diferentes, onde a fachada pode ser acesa em oito cores permitindo a coordenação do sistema de iluminação com o espetáculo.
A iluminação no foyer consiste em luminárias embutidas montadas rente ao teto. O tom verde do piso de concreto é refletido no teto branco.