-
Arquitetos: Norea De Vitto , mass arquitetura
- Área: 220 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Ana Mello
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no Esporte Clube Pinheiros em São Paulo, o projeto do restaurante de comida japonesa, está em uma pequena faixa de terra entre uma alameda de passeio e o lago do clube, originalmente havia ali um quiosque para contemplação do lago.
A maior preocupação do projeto foi de implantar a edificação de forma sutil e delicada,como se fizesse parte da paisagem, pois a vegetação é exuberante em no entorno e deve continuar sendo a protagonista.
Para que pudéssemos adequar o programa e necessidades do projeto, reduzir o impacto da mesma no entorno e valorizar sua localização, o projeto foi pensado para ficar em balanço em relação ao lago, fato que reforçou a leveza pretendida no projeto.
Originalmente pensado para ser uma edificação em madeira tanto internamente quanto externamente, buscando aconchego e sofisticação, o projeto sofreu alterações na forma para ajustes nos custos de implantação da obra.
A partir dessa revisão conceitual o projeto quer se valer de alguns preceitos da cultura japonesa, como a simplicidade e pureza, além da retórica dos opostos, in e iang o projeto criou um espaço visualmente limpo e integrado ao seu entorno procurando romper o estigma de um espaço frio e sem vida, muito comumente relacionado a determinadas a construções com essas características.
A edificação térrea é composta em dois volumes que se fundem e contem funções especificas. No volume maior estão o salão, ao qual está voltado para o lago e tem vista de 180º através de caixilhos com vidro, e os sanitários fechado em um pequeno vazio ao qual abraça uma palmeira existente. Externamente este tem acabamento na cor branco.
O volume menor contem a cozinha, depósitos e vestiários e sanitários funcionários, e ao qual é fechado para a área externa pois esta posicionado ao longo do passeio sendo revestido em pedras vulcânicas na cor preto.
Internamente os materiais de acabamento buscam enfatizar a relação entre interior e exterior com a manutenção do uso das cores preto e branco. O piso em placas de cimento na cor bege outro elemento que busca a unidade, pois esta instalado tanto no salão como nos sanitários e área do bar. O contra ponto ao preto e branco é dado pelo mobiliário em madeira freijó.
A edificação foi pensada para ser executada em estrutura metálica com fechamentos em placa de cimento para aperfeiçoar o tempo de construção e o descarte excessivo de materiais.