Descrição enviada pela equipe de projeto. O cuidado da saúde rural na China enfrenta atualmente uma série de desafios. As instituições rurais são, em geral, desfavorecidas comparadas às urbanas. Os subsídios do governo e o alto custo de manutenção de um hospital e seus profissionais conduzem à sobrecarga de custos e a tratamentos e exames desnecessários. Encarregado por uma instituição de caridade de Hong Kong, o Instituto para o Desenvolvimento Rural Integrado desenvolveu o projeto que consiste no desenho do primeiro hospital de caridade chinês, que busca fomentar uma nova atitude com o cuidado da saúde rural.
Trabalhando em estreita colaboração com a caridade e o governo de Angdong, nossa tarefa foi desenvolver um modelo de atenção de saúde rural capaz de suportar as reformas progressistas sobre a gestão dos hospitais rurais e prestação de cuidados. Isto inclui o fornecimento de necessidades básicas ausentes nos estabelecimentos atuais, algumas tão simples como as salas de espera. Além disso, ao ver a maioria das instituições chinesas, tais como escolas e hospitais serem vistas como programas contidos, estávamos interessados em reintroduzir o hospital como uma instalação pública amistosa.
O programa do hospital é reconfigurado de sua forma convencional. O projeto começa com uma simples estratégia que proporciona uma rampa de acesso contínua a todos os níveis. Uma rampa larga permite assentos e melhora a circulação. Isto também cria um grande espaço de pátio central para o uso público.
No térreo, o pátio oferece espaços adicionais para estar e serve como uma área de espera ao ar livre. Os materiais consistem tanto de tijolos tradicionais reciclados, que formam a fachada exterior, e blocos de concreto desenhados, que flanqueiam a circulação espiral interior. Apesar de parecerem comuns desde uma certa distância, estes blocos desenhados são fabricados num molde de látex flexível. O pátio resultante apresenta uma qualidade suave e sem problemas com mudanças, projetando sombras variáveis durante todo o dia.
Originalmente publicado em 23 Dezembro, 2014.