Os escritórios C.F. Møller e TRANSFORM venceram um concurso internacional para projetar a extensão do campus da Escola de Economia de Copenhague (CBS), uma das principais universidades da Dinamarca. Uma colaboração entre C.F. Møller Landscape, Transform e Moe, o projeto busca se tornar "o campus mais bem integrado com a cidade do mundo". O masterplan, organizado em torno de quatro novos parques públicos, transformará profundamente um terreno de 31 mil m² localizado no distrito Frederiksberg.
"Uma das estratégias no masterplan é que os novos edifícios cubram uma parcela relativamente pequena de área, permitindo o máximo de espaço possível para a vida urbana", explicou Julian Weyer, sócio do C.F. Møller. "Conjuntos de edifícios compactos e multifuncionais com coberturas verdes criam espaços essencialmente versáteis onde os espaços externos convergem. Tanto os edifícios pré-existentes como os novos serão flexíveis, podendo ter seus interiores modificados. Os edifícios serão melhor integrados à paisagem e sua diversidade será elegantemente expressada numa síntese holística de edifícios e paisagem."
"Definimos espaços de encontro claros em todos os locais onde há uma interface com a cidade. Também mesclamos elementos de tráfego e elementos naturais. O masterplan, portanto, se integrará naturalmente ao seu contexto e atrairá uma grande variedade de públicos."
O masterplan de C.F. Møller, escolhido por CBS, Frederiksberg Municipality, Metroselskabet e Realdania, emprega os critérios do DGNB (Conselho de Construção Sustentável da Dinamarca) e atenderá às expectativas do CBS em relação à sustentabilidade. O projeto foi escolhido de uma lista de seis, que incluía propostas do BIG, COBE, JUUL | FROST Arkitekter, Schønherr, Tegnestuen Vandkunsten e C.F. Møller. Na segunda etapa decisiva, C.F. Møller competiu contra as propostas de COBE e Tegnestuen Vandkunsten.
Competição
Copenhagen Business School CampusPrêmio
Primeiro LugarArquitetos
Localização
Kødbyen, 1711 Copenhague, DinamarcaPaisagismo
C.F. Møller LandscapeColaboradores
MoeÁrea
31000.0 m²Ano do projeto
2014Fotografias
Cortesia de C.F. Møller + TRANSFORM