Arquitetos
Arquiteto responsável
Siamak Hariri - Hariri Pontarini ArchitectsArquiteto local
BL ArquitectosCliente
National Spiritual Assembly of the Bahá'ís of Chile, National Spiritual Assembly of the Bahá'ís of CanadaContratante
Desarrollo y Construcción del Templo Bahá'í para Sudamérica Ltda.Área
1200.0 m²Ano do projeto
2016Fotografias
Cortesia de Bahá’í Temple of South America
Quase quatro anos após o início de sua construção, o primeiro templo Bahá’í na América do Sul está começando a tomar forma. Projetado pelo escritório canadense Hariri Pontarini Architects, o templo está sendo construído aos pés da cordilheira dos Andes, em Santiago, Chile. O edifício é composto por "nove asas translúcidas que se erguem diretamente do chão e dão a impressão de flutuar sobre uma grande piscina reflexiva", descreve o site do projeto. Cada "asa" foi projetada como uma folha, com uma "nervura central" de aço e "estruturas secundárias" que suportam seu revestimento de vidro.
As colunas de aço da estrutura já se sustentam sozinhas sobre suas fundações de concreto e as tramas metálicas e painéis de mármore de cada uma das nove asas já foram concluídos. Em outubro o revestimento externo de vidro começou a ser instalado.
O templo de 1.200m² terá duas áreas de culto e meditação: uma área central sob o domo, com 600 assentos, e nove alcovas construídas em mezaninos de madeira que circundam o interior do edifício. Seis hectares de jardins envolverão o templo.
Devido à atividade sísmica do Chile, o edifício foi construído sobre isolantes elastoméricos que, quando necessário, absorverão os esforços causados melo movimento da terra.
O templo faz uso de materiais tradicionais: vidro, aço e piso de pedra nos mezaninos de madeira.
Há atualmente sete templos Bahá’í em todo o mundo, incluindo o Templo Lótus de Fariborz Sahba, em Nova Déli, Índia.