- Área: 1594 m²
- Ano: 2008
-
Fotografias:Åke E:son Lindman
Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo Museu de Arte de Kalmar é resultado de uma proposta vencedora do concurso internacional em 2004 e foi inaugurado em 2007. Localizado no Parque da Cidade na cidade renascentista de Kalmar, é um anexo do pavilhão de 1930 onde funciona um restaurante, projeto do arquiteto modernista sueco Sven-Ivar Lind.
O novo museu é um cubo preto de quatro pavimentos com grandes painéis de madeira pontuados por grandes aberturas de vidro. Abrigará a coleção de Arte Moderna de Kalmar assim como espaços para exposições temporárias de vídeos e performances de arte contemporânea e também para concertos.
Quase doméstico em escala, este museu ainda fornece uma variedade de condições diferentes para exposições. Os dois espaços principais são a Caixa Branca onde uma de suas laterais pode ser aberta inteiramente para trazer o exterior do parque, e a galeria do último pavimento possui shafts de iluminação zenital que duplicam sua altura. No programa também estão uma Biblioteca Pública de Arte e oficinas abertas.
Uma das características mais marcantes é a escada aberta que sobre espiralando toda a altura do edifício, iniciando no novo hall de entrada que conecta o parque e a lateral próxima ao lago. É um espaço iluminado por cima com todas as superfícies expostas são em concreto aparente.
Os quatro pavimentos, todos diferentes, são empilhados um sobre o outro e criam um percurso vertical sobre o verde das árvores com uma série de experiências espaciais enquanto se tem as vistas do entorno: o Castelo de Kalmar, o lago e o centro da cidade.
Construção de concreto moldado in loco, os grandes vãos são com lajes 'pré tensionadas'. Os acabamentos internos também são em concreto aparente, que contrastam com grandes portas e painéis de compensado de madeira com acabamento preto, as paredes pintadas de branco, e o teto de um cinza natural.
O escritório que projetou o edifício também desenhou algo do mobiliário interno, como os grandes blocos-mesa verdes, as mesas hexagonais em estrutura metálica e carrara, os bancos do museu e as prateleiras da biblioteca.