-
Arquitetos: a02 Atelier
- Área: 2066 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Vladimir Yurkovic
Descrição enviada pela equipe de projeto. A ideia da futura expansão das instalações da Universidade Católica de Ružomberok já foi delineada num concurso de arquitetura e urbanismo para um campus universitário em 2006. O projeto de uma nova biblioteca foi preparado em 2009-2010 e a construção em si, começou em julho de 2011. O prédio da biblioteca diz respeito à primeira fase do projeto do campus universitário. Residências, superestruturas dos edifícios da Faculdade de Artes e Letras e da Faculdade de Educação, a edificação da Faculdade de Direito, uma capela, novo auditório, sala de concertos e estacionamento subterrâneo devem ser concluídos nas etapas futuras na sequência do estudo de desenvolvimento espacial completo.
O edifício oferece aos estudantes e ao público acesso a cerca de 700.000 volumes, cerca de 500 áreas de estudo, espaços de conferências e exposições e outras instalações adicionais em uma área de cerca de 5.000 m² designados para funções públicas. Devido aos requisitos para a biblioteca ser uma ferramenta moderna, fornecendo informações e uma ampla gama de educação ou da vida cultural e social, o espaço é projetado para ser aberto e multifuncional com várias formas de busca de recursos e estudos, oferecendo oportunidades secundárias (por exemplo, palestras, treinamento, publicação, atividades de clube literários e artísticos, atividades multimídia, culturais e eventos sociais).
De um ponto de vista arquitetônico, a biblioteca é interconectada ao volume existente (ou antecipado) e à estrutura operacional do campus o qual tem sua base estrutural formada pela estrutura original do arquiteto Škorupa. A operação de acessibilidade pública dos espaços da biblioteca é dividida em três pavimentos acima do solo e um abaixo (incluindo a parte do quarto pavimento acima do solo com clubes e espaços culturais e sociais).
O pavimento térreo consiste no espaço de entrada, informação e zona de controle (registro, balcão de circulação), espaços da livraria - catálogos, seções de acesso rápido (livros didáticos, revistas, internet, acesso livre ao estoque da biblioteca, áreas de estudo e de trabalho). Há mezaninos abertos desde a entrada da biblioteca por todos os andares públicos, sendo o centro de comunicação vertical.
O segundo e o terceiro pavimento acima do solo contém setores com livre acesso ao estoque da livraria, áreas de estudo (incluindo uma sala de estudos silenciosa e escritórios para pequenos grupos), salas multimídia e de conferência.
O quarto pavimento acima do solo tem uma natureza específica que permite que os visitantes vejam a biblioteca como um centro multifuncional que oferece diversas atividades (literárias, artísticas ou uma mistura de gêneros artísticos), culturais e sociais (apresentações de literatura e obras de arte, exposições, inaugurações, espaço para fóruns de discussão, apresentações multimídia, etc.). Isso inclui o uso do espaço do telhado no 3º pavimento elevado como um espaço aberto para exposições ou montagem. Este espaço também está interligado com uma pequena sala de café à entrada da biblioteca.
O edifício foi implementado como um esqueleto reforçado monolítico. A fachada é de painéis metálicos Alucobond verticalmente estruturados, com janelas de alumínio inseridas, apoiando a malha utilizada. As peças de construção são complementadas com uma fachada totalmente envidraçada (a parte administrativa do edifício, a área de entrada da biblioteca, parte das áreas de estudo).