Quatro anos após vencer o concurso para reconstruir a 71 Via Boncompagni no coração de Roma, o primeiro projeto do escritório MAD Architects na Europa foi finalmente aprovado pela comissão municipal e entrará em fase de implementação. Essa aprovação permitirá que o escritório chinês transforme um edifício comercial da década de 1970 em um complexo residencial de 145 unidades que reutiliza a estrutura em "prateleiras" do edifício ao recuar sua fachada e inserir novos aposentos, dando-lhe uma aparência e função completamente novas.
“Após realinhar o sistema estrutural existente, o edifício exibirá uma estrutura em 'prateleira'" disse o MAD. "145 unidades de diversos tamanhos e layouts, variando de estúdios a villas, com fachadas de metal e vidro, serão inseridas no sistema estrutural de 8 pavimentos."
"Os moradores poderão ver o pátio interno através de uma fachada composta por cortinas metálicas translúcidas. O jardim existente, de linguagem moderna, será transformado em um jardim abstrato com uma grande lagoa em seu centro que refletirá as árvores do entorno e o céu."
O escritório ainda acrescentou: “A vida contemporânea em uma cidade-museu como Roma frequentemente se esconde por trás das fachadas históricas. Através desse projeto de reconstrução adaptativa, esse edifício "aberto" poderá trazer vitalidade e vida urbana a esse bairro tradicional."
Concurso
71 Via BoncompagniPrêmio
Primeiro LugarArquitetos
Localização
Via Boncompagni, 71, 00187 Roma, ItáliaDiretor de projeto
Ma Yansong, Dang Qun, Yosuke HayanoSócio responsável
Andrea D’AntrassiEquipe de projeto
Zhao Wei, Achille Tortini, Gustavo van Staveren, Giannantonio Bongiorno, Jei Kim, Elin ThorisdottirPlanejamento urbano
Studio BusnengoArquiteto local
I.SI. EngineerEngenharia estrutural
Tecnic Consulting Engineer S.P.A.Coordenador geral
Ing. Sergio SchisaniÁrea do terreno
6.268 m²Altura do edifício
28,5 mÁrea
20.000 m²Ano do projeto
2017Fotografias
MAD Architects