-
Arquitetos: Archiproba
- Área: 400 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Olya Eichenbaum
Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório em Moscou do IO and Stampsy está situado em um salão onde antigamente era o local de reunião do Comitê Central Komsomol.
Até 1991, a organização Komsomol era sediada em uma edificação com características construtivistas distintas. O espaço de co-working das empresas fica localizado em sua sala de reunião. Antes de ser criada, todo o espaço havia sido dividido em pequenos escritórios, cada um do tamanho de uma cabine telefônica. As paredes foram decoradas com painéis de madeira, o que proporcionou um estilo reconhecível de interiores dos escritórios soviéticos dos anos 70.
Duas camadas de tetos suspensos que escondiam lâmpadas e luminárias originais produzidas pela indústria Minsk "Ingral", em 1978. Uma verdadeira jóia. A tarefa dos arquitetos era a de restaurar o espaço de volta à sua postura original, com investimentos mínimos, e para salvar parcialmente texturas e elementos interiores originais.
As luminárias foram pendurados em cabos, enquanto os painéis de madeira, a parede de alvenaria e o parquet foram cuidadosamente restaurados. Novos elementos foram cautelosamente misturados com os antigos. As mesas de trabalho, a ilha de cozinha e o sistema de armazenamento foram criados especialmente com base em desenhos dos arquitetos. Outra parte do mobiliário é vintage, a maior parte dela foi encontrada entre outras coisas na escada de incêndio. Inclusive, por exemplo, uma cadeira Kofod Larser projetada em 1970.
Uma fonte de inspiração importante para ambas as equipes é uma citação do Tractatus-Logico-Philosophicus de Ludwig Wittgenstein: "Os limites de minha linguagem são os limites de meu mundo."