-
Arquitetos: Atelier Liu Yuyang Architects
- Área: 850 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Jeremy San
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado num novo parque nos subúrbios de Xangai. A estrutura original era um edifício anexo que foi deixado sem uso desde que foi construído. Devido à recente abertura do metrô na região, que une esta zona com o centro da cidade, surgiu uma nova dinâmica de desenvolvimento. Como resultado, o governo local começou a estudar a forma de criar algo neste lugar - através da nova programação e conceito arquitetônico - para servir melhor aos potenciais visitantes.
O projeto adota noções de "Meio Ambiente, Estilo, Cultura". Através da instalação da fachada orientada para o sul, de uma série de brises exteriores de cobre e aço inoxidável moldados com padrões de folhas de chá, o projeto tem como objetivo criar uma arquitetura que é energeticamente eficiente, poética e representante da cultura chinesa do chá. Ao mesmo tempo, através da adição e ajustes das distintas composições volumétricas do edifício existente, o desenho busca superar os espaços previamente abertos que faltam nas narrativas, criando um novo sentido de estratificação e riqueza espacial. O mais particular é o ambiente em balanço agregado no extremo oeste do edifício com uma geometria não ortogonal, além de cumprir com os requisitos funcionais para o alojamento de um refeitório privado, apresenta uma forte dinâmica espacial e formal que impressiona aos visitantes do parque devido ao foco na paisagem de uma maneira, distinta, plana e aberta. O desenho interior segue a forma do "chá" mediante o uso de painéis de vidro laminado e folhas de chá, telhas chinesas verde escuro e os recortes dos painéis exteriores.
Antes de começar os detalhamentos, o cliente também pediu o projeto da porta de entrada do parque e da guarita de vigilância, que foram construídas imediatamente e até certo ponto servem como referências úteis para os desenhos dos detalhes e para a posterior construção da própria sede do clube.