
- Área: 476 m²
-
Fotografías:Courtesy of Alric Galindez Arquitectos, Albano García

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa encontra-se na Patagônia Argentina num terreno de suave declive e com vistas par ao lago Gutiérrez e as colinas Catedral, Ventana e Otto.

Na primeira abordagem surgem duas preocupações: a relação com a paisagem e como habitar uma casa espaçosa.
_(1)-01.jpg?1416795898)
Buscamos uma construção onde a presença humana se manifeste pela abstração geométrica que ao se contrapor com a paisagem circundante, enaltece a natureza. Esta relação de opostos é estendida a toda a realização da obra.

A casa está dividida em volumes que se conectam através de espaços expostos à paisagem. Assim, o acesso a qualquer um dos módulos implica num trânsito entre a casa e a paisagem. Se expor à paisagem e se refugiar na casa. Ser parte da paisagem e a observar através das janelas.
-01.jpg?1416795898)
Esta ideia é construída com cinco prismas, cada um dos quais está rotacionado em seu eixo axial para cumprir com o regulamento da inclinação das coberturas. Desta forma, telhado e volume formam um único elemento abstrato. Os prismas estão vinculados por conectores de vidro (escadas, circulações e pontes); vazios construídos. A contraposição entre conectores e volumes fechados gera em seu percurso um ritmo.

Procuramos gerar através da divisão da casa em volumes, uma sensação de abrigo. Espaços menores são apropriados com maior facilidade. A separação entre cada um dos espaços facilitam a ocupação independente deles.

Assim, uma casa espaçosa e locada na paisagem natural busca ressaltar seu entorno e convida a ser habitada ao mesmo tempo.