- Área: 185 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Shai Epstein
-
Fabricantes: ALUM-ZOHAR
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa unifamiliar foi construída na região dos kibbutz em Yehiam, onde Oded Rozenkier, um dos sócios da SO Architecture cresceu na infância. Esta é uma das três casas que foram construídas pelo escritório lado a lado em Yehiam. Foi erguida com o orçamento limitado, utilizado materiais simples em sua base - concreto, madeira e pedra local. É uma casa repleta de toques arquitetônicos delicados e bem pensados, perspectivas únicas que se valem da beleza serena do terreno que inclui uma inclinação moderada e uma linda vista em direção à floresta natural de carvalho.
O formato da casa e sua relação com a rua e as outras casas kibbutz é simples e modesto, flutuando ligeiramente, sugere, mas sem revelar segredos, propositadamente para integrá-la ao meio ambiente e constituir uma casa que é consistente com as outras casas da comunidade. A complexidade do projeto se desdobra aos poucos à medida que se adentra na casa, revelando as vistas diversas em direção à paisagem aberta de Yehiam e para as outras situações espaciais imediatas das diferentes partes da casa.
O terreno possui uma inclinação que acompanha seu comprimento, gerando diferenças de altura no volume. Isso se mostrou uma oportunidade de projetar uma estrutura que acompanha a inclinação natural e a utiliza para criar uma divisão funcional entre as áreas privadas e públicas ao longo da casa. As áreas mais públicas estão localizadas na parte mais abaixo da casa, e os quartos no pavimento superior.
O pátio, localizado próximo à entrada, é o coração da casa. Organiza as funções da casa e os espaços ao redor dela, permitindo relações únicas entre o privado e o público, o aberto e o fechado, o construído e a natureza. Na extremidade sul do pátio, uma parede em balanço garante a privacidade de seus habitantes em relação à rua, e permite que a ventilação natural circule pelo dormitório das crianças e faça circular o ar em toda a casa.
O pátio que está ao redor de uma árvore frutífera age como um ponto visual. Ela filtra a luz natural que preenche a casa durante o dia. Esta árvore, no entanto, possui um papel principal no sombreamento da fachada, além de dar o toque verde no interior da casa. As grandes janelas da fachada norte se abrem para as vistas, permitindo que seus habitantes desfrutem da natureza do entorno, sem comprometer sua privacidade em relação aos vizinhos. Esta situação acontece na sala de estar, na sala de jantar e na suíte master, ambientes com a mesma orientação e mesma vista.
Ao longo de todo o comprimento da fachada aberta ao norte, um grande deck se estende. Acompanha o formato da casa e cria um espaço convidativo externo, a medida que se ergue a partir da sala de estar para o pavimento superior. O formato do deck inclui uma inclinação utilizada para espaço de brincadeiras das crianças, e adquire uma plasticidade peculiar para esta fachada da casa.
A riqueza visual introduzida pelo pátio, os pavimentos da casa e o cenário cru da paisagem permite uma variedade de diferentes pontos de vista e experiências ao longo das diferentes partes da casa. A sala de estar, a cozinha e a sala de jantar se beneficiam da justaposição entre as vistas abertas e o pátio interno, enquanto que os espaços mais privados da casa desfrutam de uma grande escala de visualizações do cenário amplo e dos espaços públicos.