-
Arquitetos: Anmahian Winton Architects
- Área: 1950 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Jane Messinger
-
Fabricantes: Dornbracht, Artemide, Color Kinetics, Duratherm, Duravit, Eaton's Lighting Division, FSB Franz Schneider Brakel, Fisher & Paykel, Hafele, Marvin, Miele, Penofin, RHEINZINK, Sika, Subzero/Wolf, VALVO, VELUX Commercial
Descrição enviada pela equipe de projeto. Essa residência está localizada no pequeno município de Berkshires, em um terreno densamente arborizado de 6 hectares. O local inicialmente proporcionava poucas vistas e pouca entrada de luz solar, sua topografia era definida por uma inclinação acentuada, por uma imponente pedra vertical ao longo do seu limite leste e por um riacho, a oeste, propenso a inundações sazonais. Estes elementos indicaram a localização da construção e as formas em que a paisagem, as vistas e a luz do dia poderiam integrar o desenho da residência.
O projeto abrange uma "máquina no jardim" como enfoque de desenho, onde o vocabulário contemporâneo e a forma mínima de relevo é a relação entre o trabalho construído e a paisagem natural. A AW colaborou estritamente com os arquitetos paisagistas de Cambridge Reed Hilderbrand - tanto no desenvolvimento do reflorestamento sustentável, como no desenho de terraços jardins e paredes verdes. A estratégia inicial de desenho se centrou na manipulação do local para preservar o máximo da sua topografia natural. Um muro de contenção de 60 metros, feito em concreto, se estende de norte a sul ao longo do limite leste do terreno, expondo novos platôs para construção e jardinagem. Junto à esta parede, a casa de hóspedes ancora a construção na ladeira ingrime, enquanto a residência e o deck principal do projeto surgem do relevo acidentado. Um caminho linear de pedra azul conecta a residência dos hóspedes à residência principal e conduz ao terraço oeste nas copas das árvores com vistas para o riacho.
A mínima paleta de materiais evoca tanto rusticidade como precisão, refletindo as ordens sobrepostas da paisagem e da arquitetura. Os edifícios estão revestidos por placas de cedro vermelho feitas com difrentes perfis para criar um padrão que altera com o movimento do sol. As placas estão organizadas dentro de compartimentos verticais delimitados por seções de alumínio em forma de "T", que produzem um ritmo com textura que se adapta as aberturas. Os volumes são compostos por uma malha de alumínio em forma de "L", indicando a entrada principal de ambos edifícios, enquanto expõe os espaços interiores à luz solar. O interior da edificação é totalmente branco, destacando o jogo de luz, a coleção de arte do cliente e as vistas da paisagem.
Publicado originalmente em 23 de outubro de 2014.