- Área: 2480 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:ScagliolaBrakkee
-
Fabricantes: Hagemeister, Intal
Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo edifício da Escola Montessoriana Wallsdorp faz parte do triângulos de escolas no distrito de Benoordenhout. Projetado por De Zwarte Hond, a escola dialoga com o entorno enquanto mantém uma presença única. Seu interior espaçoso e flexível forma uma acomodação dinâmica perfeitamente situada no sistema de educação montessoriano.
Caracterizada pelas ruas estreitas do entorno e as casas de tijolos de 1930, esse ampla quadra triangular abriga a Escola Montessoriana Waalsdorp, junto com duas outras escolas. A posição da Escola Montessoriana no terreno é definido por duas árvores históricas e o vértice da entrada, uma orientação que fornece à escola dois playgrounds: um espaço convidativo na parte frontal e uma generosa área nos fundos.
A fachada fortemente perfilada é construída de enormes tijolos de proporções incomuns. As esquadrias são em alumínio anodizado com um perfil distintivamente profundo, e os sombreamentos estão ocultos por trás da maçonaria.
O sistema de educação Montessoriana requer uma disposição arquitetônica não tradicional. A estrutura principal consiste de três unidades organizacionais, cada uma abrigando um grupo etário específico. Cada unidade possui suas próprias salas de aula, circulações multifuncionais e entrada: os grupos de crianças com idades maiores e mediadas estão em lados opostos do ginásio esportivo no pavimento térreo. Aqui, próximo à entrada principal, a área de atenção extra classe, a sala de brincadeiras, sala de estudos técnicos e refeitório. O auditório conforma o centro do edifício.
Respondendo diretamente os objetivos pedagógicos do sistema Montessoriano, todas essas características estão conetadas por uma grande "rua" multifuncional que age como local de encontro onde as crianças podem trabalhar e brincarem juntas. Os dois pavimentos estão conectados por três vazios que permitem a luz natural penetrar no interior do edifício.
Devido ao uso extensivo do vidro, e apesar de suas divisões em três unidades - a escola possui um caráter aberto e transparente. O desenho específico de ambas as áreas extra-classe e do ginásio esportivo aprimora suas relações com as outras áreas, e intensifica a sensação de amplidão do espaço e flexibilidade e do edifício.
Os serviços foram integrados ao longo do desenho espacial. Dutos de ventilação de grande escala, abrigados nos recessos entre as salas de aula e a circulação, conferem ao edifício ar fresco de qualidade, classificado em Class B. A altura do pé direito na 'rua' multifuncional, no auditório e em todas as salas de aula é de 3.40m, comparado à escolas de classificação Class A.
O detalhamento dos materiais internos e externos recebeu grande atenção no projeto, e foram selecionados apenas materiais que envelhecessem naturalmente bem. O desenho e disposição interna dos ambientes também recebeu atenção redobrada, garantindo a incorporação do método de ensino Montessoriano em todo o projeto. Os painéis em madeira foram projetados para incorporar estantes de livros, ganchos para pendurar casacos, estações de trabalho permanentes e armários.