Descrição enviada pela equipe de projeto. Galtzarabordaé um bairro situado no município de Errenteria que foi construído em meados dos anos 60. Devido a um grande desenvolvimento industrial da região, foi necessária a construção de uma grande quantidade de habitações, destinadas a absorver a onda de trabalho migratória, o que gerou um urbanismo com carências graves, ausência de espaço público, falta de acessibilidade, etc., problemas que tem se acentuado com o envelhecimento progressivo da população.
O projeto se localiza em um terreno central, que foi deixado de lado na urbanização desde o princípio, e constituía em uma verdadeira falha no tecido urbano da cidade.
A intervenção, além de resolver um estacionamento, função que motiva o projeto, se projeta além, como uma oportunidade para gerar uma infraestrutura que resolva de forma conjunta a acessibilidade total do bairro, proporcionando novos espaços públicos, áreas verdes e espaços de ócio.
O programa de 111 vagas de estacionamento, se divide em dois edifícios com duas torres de elevadores panorâmicos, um por edificação, e duas praças urbanas amplas sobre a cobertura de ambas.
O projeto conecta transversalmente os espaços públicos com as áreas residenciais ao lado e garante o acesso vertical do ponto mais alto do bairro até a cota mais baixa do mesmo, onde se situa a estação de trem que conecta Errenteria com Donostia, San Sebastián.
Os edifícios formam dois volumes semi-enterrados, absorvendo o desnível do solo, gerando o mínimo de impacto estético e volumétrico. Muitas das vagas de estacionamento são abertas, o que permite dispor de uma fachada semi-transparente por trás da qual se intui uma atividade interior, evitando uma fachada cega e inerte.
Um percurso pelo perímetro exterior das construções pode ser feito através de rampas e escadas, dando continuidade ao trânsito através do parque e das edificações adjacentes.
As superfícies de cobertura possuem um tratamento diferenciado dependendo de seu uso, com áreas pavimentadas e amplas áreas verdes convivendo umas com as outras. As coberturas ajardinadas, restituem os espaços verdes ocupados pela edificação e introduzem a natureza à um entorno urbano altamente densificado.