-
Arquitetos: Selser Schaefer Architects
- Área: 43000 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Ralph Cole Photography
Descrição enviada pela equipe de projeto. Durante anos, o Conselho de Artes e Humanidades de Tulsa trabalhou incansavelmente para trazer o conceito de um centro de exposições de arte e educação para o centro da cidade. Seu principal objetivo era e continua sendo envolver a comunidade nas artes. Diante do trabalho em conjunto com Selser Schaefer Archtects, o Centro de Artes Hardesty foi criando no vibrante e crescente distrito de artes Bradt, no centro de Tulsa.
Levando em consideração a trama urbana da rica história local, o desenho do edifício está profundamente arraigado no Distrito das Artes Brady, tanto na sua materialidade quanto no seu planejamento. O Centro de Artes Hardesty emprega o uso de materiais simples. Aço corten, amplos envidraçamentos, aço estrutural exposto e concreto estão em consonância com a estética industrial que define o distrito.
O desenho evoca a meta do AHCT de envolver a comunidade. A planta baixa da instalação se abre no sentido literal e figurado para a comunidade através de uma série de painéis de vidro, que abertos permitem aos pedestres fluírem do centro à rua - imergindo-os nas atividades oferecidas nos espaços de exposição.
Os componentes educativos dos programas do centro são envoltos por um painel de aço perfurado. O tratamento deste elemento foi desenhado para que o pedestre pudesse ver as atividades no interior, e assim, intrigá-lo a participar.
O Centro de Artes Hardesty incorpora muitos elementos modernos de desenho sustentável, respeitando ao mesmo tempo a histórica estética industrial do distrito Brady.
Todo o edifício foi desenhado para apoiar o processo criativo que é o estudo. Do desenho a pintura, da tomada de impressões a fotografia, da escultura a arte digital, estes estudos são o coração e a alma do local.
Selser Schaefer Architects e o Conselho de Artes e Humanidades de Tulsa convidaram artistas locais a criarem estes espaços. Seu amor pelo ofício e a colaboração no processo guiado pelo desenho destes elementos fizeram com que o processo criativo do estudo fosse o foco central da instalação. Que coisa maravilhosa - um edifício criado por artistas para a dispersão do ofício, todos eles centrados em torno do processo criativo!