-
Arquitetos: FORM | Kouichi Kimura Architects
- Área: 137 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Yoshihiro Asada
Descrição enviada pela equipe de projeto. A edificação está localizada em uma área residencial desenvolvida na colina. Do terreno, a bela paisagem do lago pode ser contemplada. O cliente solicitou que a vista esteja plenamente presente no projeto e que o espaço seja aberto mas, ao mesmo tempo, longe dos olhares vizinhos.
Neste projeto, espaços versáteis que incorporam luz e o cenário foram projetados de acordo com as aberturas.
O cenário enquadrado através da abertura é afetado pelo tamanho ou posição da mesma.
Portanto, é essencial considerar o que deve ser visto ou não no cenário emoldurado pela abertura, em vez de ser um projeto estereotipado e desenhar o maior número de aberturas possível.
As aberturas, como molduras, produzem espaços confortáveis onde é possível desfrutar da luz e do cenário sem que o usuário seja incomodado pelos olhos dos vizinhos. Estes espaços incorporam uma mesa, banco, prateleira de livros, nichos, e outros itens de mobiliário, de modo que seja possível utilizá-los para contemplar a paisagem, ler livros, fazer as refeições, etc., o que confere diferentes características para cada espaço, criando uma versatilidade.
O espaço é composto por argamassa texturizada, enfatizando seu uso, ao mesmo tempo em que proporciona a abertura clara e contínua criada pela linha de visão
Além disso, o espaço também serve como um elemento indispensável que reflete as alterações visuais de luz e cenários enquanto o usuário transita pela sala.
A configuração dinâmica que envolve o volume da caixa através do esquema rítmico das aberturas produz grandiosas cenas, onde a luz e cenário são percebidos, enquanto os olhares vizinhos são bloqueados.