- Área: 8537 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Cosmin Dragomir
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um dos aspectos mais importantes e problemáticos da atualidade em Bucareste é a densificação rápida da zona central. Embora acreditamos que a densidade pode, e muitas vezes deve, ser vista como uma forma de sustentabilidade, também admitimos que a relação quase sempre é frágil, principalmente quando se trata de um bairro antigo. A densidade altera o local e reduzir suas qualidades existentes.
Nosso projeto está em busca de uma resposta adequada para este problema. Se trata de mediar diferentes tamanhos e densidades, em um bairro muito central caracterizado por pequenas ruas, compridos e estreitos terrenos e um quebra-cabeça de antigos e novos edifícios de todos os tipos e escalas. O edifício procura preservar, na sua própria escala, a porosidade e a "profundidade" dos terrenos, mas ao mesmo tempo, tratar de capturar parte da aparência da paisagem tipo "collage" do entorno.
A proposta volumétrica procura abrir parcialmente o edifício a rua, na profundidade do terreno. Por causa disto, o volume frente a rua é menos compacto e no térreo é mais transparente, a fim de permitir uma melhor conexão visual a nível do olho. Desta maneira, também tratamos fazer a mediação entre o alinhamento contínuo requerido pela regulamentação urbana e o específico da rua e do tecido urbano circuncidante, caracterizado pela fragmentação.
Ao mesmo tempo, o projeto propõe um tipo de moradia que consideramos adequado para o centro da cidade contemporânea: um lugar onde os relativamente pequenos espaços e a densidade se complementam com a diversidade e os espaços comuns mais amplos. A maioria dos apartamentos é diferente entre si, não somente em tamanho, mas também, sobretudo na tipologia: vão desde estúdios a apartamentos de quatro dormitórios - cada um deles distribuídos em um, dois ou até três pavimentos com pátios privados, sacadas ou terraços de diferentes tamanhos.
Todos eles se complementam com vários espaços comuns interiores e exteriores (terraços, salões de festa, grandes salas, etc) enquanto que o térreo dispõe de vários pontos comerciais e ateliês para alugar, tanto em direção à rua em direção ao pátio interior. Os apartamentos são concebidos de uma maneira a fim de permitir grande flexibilidade, através da qual é possível uma conexão (horizontal ou vertical) entre duas ou mais unidades pequenas em uma maior. Estas mudanças foram produzidas ao longo do processo de construção, o que fez com que, no final, este projeto se tornasse um edifício de 77 unidades residenciais que oferece aproximadamente 50 tipos de apartamentos.
Mais informações