-
Arquitetos: b210 architects
- Área: 1460 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Mari Hunt, Tõnu Tunnel
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um ato de desaparecimento: b210 architects encaixam uma construção de engenharia naval, incluindo uma piscina para pesquisas de 60 metros, entre as pequenas e românticas residências unifamiliares da histórica cidade de Kuressaare na Estônia.
Kuressaare é uma pequena cidade situada em uma das ilhas da Estônia - Saaremaa. A ilha é bem conhecida por sua história de viagens marítimas e construção de embarcações, e a cidade costeira de Kuressaare é apontada na linha do tempo dos arquitetos mundiais como local de nascimento do renomado arquiteto Louis Kahn.
O edifício, projetado por b210 architects, possui um nome oficial tão grande quanto sua piscina: Tallinn University of Technology Kuressaare College Small Craft Competence Centre Towing Tank and Workshops Building. Ela abriga laboratório de materiais, tecnologia e software, uma sala de aula e de reunião, e um tanque para testes de modelos de barcos onde a estabilidade e resistência dos novos projetos de barcos podem ser testadas em ondas artificialmente produzidas.
Para encaixar a construção de 65 metros de comprimento em uma rua onde as residências vizinhas tem uma fachada para a rua de 10, no máximo 20, metros, o volume total foi dividido em três partes: uma abaixo, um volume de um pavimento com um grande terraço na cobertura que se conecta a dois volumes com dois pavimentos com telhado inclinado. O tanque de testes fica em todo o comprimento do nível térreo, com acesso para os laboratórios de computadores no pavimento superior de um dos lados e uma sala de aula no outro. A fachada da edificação é revestida em madeira e pintada de preto.
Para valorizar a função única da construção, os transeuntes são convidados a olhar - ou medir o comprimento das piscinas usando passos - na galeria/passeio no térreo que corre paralela à rua e à piscina de testes. Na grande janela do outro lado da casa, na esquina de duas ruas, modelos de barcos (que podem medir até 3 metros em comprimento) podem ser exibidos. A entrada para a edificação, que fica na mesma esquina, permite uma vista através da porta principal de vidro com a adição de uma escadaria/degraus esculturais que também podem ser utilizados como assento, que será encomendada por um artista, que leva para o pátio do terraço da cobertura.