- Área: 751 m²
- Ano: 2008
-
Fotografias:Alessandra Okazaki
-
Fabricantes: Terracor, Madeira Certa, Top Seal, VM3, alumicorte, caue croncretos, formighieri, iluminar, kitchens, natur pisos
Descrição enviada pela equipe de projeto. A arquitetura sempre oferece a oportunidade de espelhamento de uma época, sendo reveladora do nível cultural, hábitos e grau civilizatório e de desenvolvimento de uma determinada população.
Neste caso o lote, muito acidentado, totalmente arborizado e com a principal encosta voltada para sul, fixaria uma série de parâmetros e abordagens para nossas futuras decisões. Assim, todo o pavilhão em concreto armado, abrigando os principais usos da casa, foi levantado sobre seis pilares, preservando uma maior quantidade de árvores nativas, relevo e linhas de drenagem naturais do terreno.
A caixa de concreto
A caixa de concreto de planta retangular, permeada pelo grande vazio, abriga toda área social da casa. Esta área integra-se ainda ao deck da piscina, instalada na cobertura do volume de apoio. Toda a área íntima, composta de um apartamento para hóspedes e quatro suítes, além de cozinha e espaço gourmet também estão instaladas na caixa principal.
Um grande vazio central foi incluído, permitindo que todos os espaços fossem orientados a norte, solucionando o problema de insolação na área social que, mirando a paisagem, estaria somente voltada para sul. Pilares metálicos, nas linhas das esquadrias, suportam a laje de cobertura na principal abertura a sul e no vazio central.
O concreto aparente é o material predominante da obra, buscando restabelecer um diálogo com as casas em concreto aparente, que permearam a cidade de Curitiba nos anos 70, e que não tiveram continuidade nas décadas seguintes.
O volume de apoio
O volume principal é servido por um bloco transversal, que se insinua na escada de acesso, que liga a rua a casa e se prolonga no bloco servidor em alvenaria branca com uma série de usos de apoio a residência tais como: academia, spa, atelier, sala de som e vídeo e lavanderia. Através deste bloco o usuário desce até as cotas mais baixas do terreno.
O piso em grelha metálica
O piso de acesso de pedestres e veículos, além das garagens é elevado sobre estrutura metálica e distante do terreno natural. O piso em grelha metálica garante a regeneração da fauna e flora locais.
O projeto de interiores
O suporte do projeto de interiores é dado pelo espaço arquitetônico que é sublinhado pelo mobiliário e obras de arte. Cada item é analisado individualmente por sua forma, proporções, materiais, técnica, época e relevância. Buscamos uma seleção de peças que funcionasse individualmente, através de peças referenciais do mobiliário internacional e brasileiro, modernista e contemporâneo, sem perder de vista o equilíbrio e a harmonia do conjunto. A composição assimétrica do mobiliário torna o espaço fluido e dinâmico, o espaço vazio se integra ao mobiliário sem rupturas de um ambiente para o outro, num continuo movimento do olhar. Num equilíbrio entre espaços livres e ocupados. A composição é pensada a partir do movimento ou do deslocamento do usuário, sempre atentos às infinitas perspectivas geradas pelos cheios e vazios espaciais, formas, proporções, cores e texturas, de cada item incluído na composição.