-
Arquitetos: Ricardo Moreno Arquitectos
- Área: 452 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Ricardo Oliveira Alves
Descrição enviada pela equipe de projeto. Neste projecto de recuperação de uma antiga casa de 1923, o Arqtº Ricardo Moreno deparou-se com a uma das mais difíceis tarefas que um arquiteto pode ter que é desenvolver o projeto e construção da sua própria casa.
Nesta casa restava como principal valor preservar as paredes exteriores. A intervenção foi gerada pelo desafio de estabelecer a liberdade face ao condicionante do existente, procurando reconhecer e identificar a história e a contemporaneidade como ponte entre dois momentos no tempo.
O piso de entrada, destinado ás zonas comuns, é resolvido através da introdução de um volume em madeira que compartimenta e define o programa. Sala de Estar, Cozinha e Escritório. Nesse mesmo volume são esculpidos os degraus que dão acesso outros volumes brancos,suspensos a cotas superiores, onde se encontram as zonas privadas. A introdução destes novos volumes, que modelam os espaços interiores da casa, acentuam a nova intervenção, iluminada pelos vãos da antiga fachada.
Esta obra constituiu um desafio e ambição de compreender das técnicas e materiais da época,imperativo neste tipo de construções. As paredes exteriores, construídas em alvenaria de pedra,foram rebocadas com argamassas de cal e argila, misturadas com cortiça triturada para a fim melhorar a questão térmica, de regular a umidade interior para os níveis de conforto humano, permitindo assim que as paredes "respirem”, mantendo-as permeáveis ao vapor de água. Assim, houve uma preocupação em utilizar materiais naturais ecológicas, totalmente recicláveis e com baixa energia incorporada na sua produção.Em resumo, trata-se não só de uma operação sensível e consciente na leitura e conservação do pré-existente como também a introdução de um programa que destaca e valoriza esse lado poético e histórico possibilitando o seu diálogo com a nova intervenção.