-
Arquitetos: Raw Architecture Workshop
- Área: 169 m²
- Ano: 2014
Descrição enviada pela equipe de projeto. Mais de 2000 anos atrás, os habitantes de Skara Brae, Orkney utilizavam os materiais locais para construir habitações parcialmente subterrâneas proporcionando isolamento térmico e proteção contra o clima de fortes tempestades. O clima definitivamente não melhorou, mas a maior parte dos edifícios permanecem intactos.
Incorporando esses princípios, Raw Architecture Workshop completou uma residência num declive acentuado nas antigas pastagens naturais em Camusdarach Sands.
Os clientes, um casal de jovens que já vivem e trabalham neste local isolado, estavam ansiosos que o escritório desenvolvesse as propostas para capturar as espetaculares vistas do nascer do sol sobre as montanhas e o entardecer atrás das ilhas. Dada a topografia do local a resposta inicial foi localizar os espaços de estar na parte superior do lote, com acomodações para dormir e nível de entrada empilhados abaixo.
Durante uma visita inicial identificaram-se eixos específicos que proporcionariam as melhores vistas a partir do terreno. Estes foram traduzidos para modelos físicos, o que originou uma planta dobrada, irregular e simétrica. Formas semelhantes também foram exploradas no corte para reduzir a massa visual, melhorar significativamente o campo de visão a partir de extremidades opostas do espaço e aumentar os níveis de iluminação natural, que é crítica no meio do inverno em torno desta linha de latitude. Com o tempo as vegetações selvagens voltarão a crescer em torno do edifício para reforçar ainda mais a ideia de uma construção na, e não acima da, colina.
A construção é de baixa tecnologia, consistindo numa base de concreto aparente sob uma estrutura expressiva de madeira. Há uma distinção clara no arranjo interno do espaço, que funciona através de 3 níveis indicados por mudanças nos níveis de luz, escala de espaços, pés-direitos e materiais. A entrada é no nível mais baixo em um bunker de concreto, mais escuro e funcional. Conforme avança-se no edifício, através da escada revestida de compensados, os espaços são ampliados, os níveis de luz do dia e alturas de teto aumentam, e os materiais são caracterizados por um acabamento mais leve. A forma angular do edifício é refletida nas maçanetas internas das portas internas e nos detalhes do corrimão da balaustrada de compensado.
Estávamos conscientes de que conexão para o jardim seria fundamental para uma casa rural e sentimos que era importante ser capaz de sair dos principais espaços de estar diretamente para a paisagem. Este fator controlou o equilíbrio entre a elevação do piso superior o suficiente para ver as ilhas e mantê-las baixas o suficiente para que tivessem apenas 3 degraus desde o jardim.
As considerações ambientais variam em escala e tipo, quanto à implantação e orientação do edifício, a mão de obra local, habilidades e materiais de construção, até a inclusão de uma fonte de ar por bomba de calor e um super isolamento para fornecer um valor de 0,15 [W / m²k] para paredes e telhado .
A cor externa foi muito debatida e o foi escolhido no final, por estar em sintonia com as características da turfa, arbustos e do céu tempestuoso. Talvez, em alguns anos, podemos tentar um vermelho escuro.