-
Arquitetos: Johan Celsing Arkitektkontor
- Área: 3000 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Ioana Marinescu, Erik Hugoson
Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo Crematório no cemitério de Woodland, de Estocolmo, está localizado em um terreno acidentado, numa área de bosques naturais. Rodeando o edifício há uma área de enormes pinheiros de um século de idade. O edifício é uma estrutura compacta de tijolo, situado a 150 metros do complexo principal da capela feita por Eric Gunnar Asplund, em 1940. O tema do projeto no concurso internacional em 2009 era, "Uma pedra no Bosque".
A disposição da planta e o caráter do interior foram as principais preocupações no desenho do novo crematório. A figura compacta confere uma ampla visão, ao mesmo tempo em que cria uma invasão limitada no apreciado bosque. Foi utilizado concreto branco aparente para a estrutura do edifício. O objetivo foi gerar uma presença imponente, e também dar um sentido de clemência no interior. O concreto é feito com cimento dinamarquês, completamente branco, e a cruz é de pedra dolomita. Nenhum tratamento posterior foi realizado nas superfícies, desta forma as paredes e coberturas indicam um sinal sutil, mas palpável, do processo de construção.
Por motivos de acústica, foram utilizados tijolos perfurados em alguns espaços no interior. Ao serem vitrificados de branco, refletem e acentuam a luz das aberturas e fendas na cobertura. Um dos espaços públicos no edifício é uma sala de cerimônias, onde as pessoas podem participar das cerimônias junto ao caixão ou urna. Dentro do bloco existe um átrio aberto ao céu, onde os trabalhadores do complexo podem se reunir nos descansos sem interferir nas cerimônias. O tijolo foi escolhido para as fachadas e cobertura, para conferir uma pequena escala às superfícies, assim como criar uma relação com os troncos dos pinheiros circuncidantes. Os visitantes chegam ao edifício através de um caminho composto por grandes lajes de granito entre os pinheiros. No acesso do público, se estende um largo beiral de tijolos, no qual as pessoas podem se reunir ou descansar nas proximidades do bosque. Na cobertura, todas as superfícies são de tijolos dispostos em diferentes arestas. Eles estão nas fachadas, no solo e no teto do pavilhão. Adicionalmente às superfícies de tijolo, há uma grande coluna estrutural de granito.