Apresentado pelo Ministério da Cultura da Albânia e pela Tirana Architecture Week 2014, o concurso "Lost Architecture - [En]Visioning New City Squares" atraiu propostas internacionais de estudantes e jovens arquitetos com menos de quarenta anos. Os arquitetos foram convidados a enviar propostas de melhoria para a Praça da Pirâmide na capital da Albânia, Tirana, e incumbidos de refletir sobre a rica história e a evolução da identidade da cidade.
Dentre as propostas recebidas estava a da uma equipe canadense composta pelo arquiteto Naiji Jiao e pelo paisagista Seven Xiru Chen, cujo projeto "The Pyramid Park" foi premiado com o primeiro lugar. Saiba mais sobre a proposta vencedora, a seguir.
Jiao e Chen reconhecem a "ressonância emocional e política" da pirâmide, identificando o terreno como "[necessitado] de uma urgente redefinição, que pode fazer dele uma atração cívica, rejuvenescendo o centro da cidade."
Desdobrando habilmente o terreno em uma praça pública acessível, a equipe reestrutura o "terreno antigamente exclusivo, um terreno místico envolto em memórias" como um "meio de celebrar o novo estilo de vida urbano sem esquecer o passado." Sensível ainda que inegavelmente ousada, a proposta foi bastante ilustrada e meticulosamente planejada.
“The Pyramid Park” reconfigura a paisagem para inverter o isolamento da Pirâmide existente, fazendo uso da circulação para melhor integrar a estrutura ao seu entorno. Jiao e Chen descrevem uma Pirâmida rejuvenescida que "atuará como uma enorme escultura."
Guiado por um forte desejo de servir ao espaço público e reforçar o sentido de comunidade, "The Pyramid Park" foi concebido como um pano de fundo para uma ampla gama de atividades. Discursos, exposições, eventos, festivais de música e projeções de filmes podem acontecer na praça de 4.000 m², que também conta com um anfiteatro, um playground a um campo esportivo.
Com um júri presidido pelo curador do Pavilhão de Kosovo na Bienal de Veneza de 2014, Gëzim Paçarizi, e formado por Zef Çuni, Vice-Ministro da Cultura da Albânia, Loris Rossi, diretor técnico de arquitetura do Studio Metro_POLIS, e outros membros renomados, o concurso é uma plataforma inestimável para experimentação arquitetônica e exploração conceitual.
"The Pyramid Park", juntamente com o segundo e terceiro lugar e as menções honrosas nas categorias inovação e sustentabilidade, será publicado em uma edição espacial da revista da POLIS University - Forum A+P - e exibido na exposição da Tirana Architecture Week.
Competição
Lost Architecture - [En]Visioning New City SquaresPrêmio
Primeiro LugarProjeto
The Pyramid ParkArquitetos
Área
4000.0 m²Ano do projeto
2014Fotografias
Naiji Jiao & Seven Xiru Chen