- Ano: 2013
-
Fotografias:Yorgis Yerolymbos – SNFCC SA
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício é o centro de visitantes do centro cultural da Fundação Stravos Niarchos. O complexo de Renzo Piano abriga uma nova biblioteca nacional, o novo teatro de ópera e um grande parque, e oferecerá aos cidadãos a oportunidade de experimentar a cidade de Atenas, numa forma radicalmente distinta. O edifício revela a forte relação da cidade com o mar, assim como com a paisagem ática existente.
Por outro lado, renova essencialmente a relação da população local com os espaços públicos. Mediante o reconhecimento das mudanças efetuadas, a proposta tem como objetivo redefinir a relação entre os espaços públicos na região e a nova paisagem urbana em constante construção. Busca-se, portanto, desenvolver a relação dialética entre o observador e a construção, que não é considerada como uma simples exposição, mas como um estímulo para o futuro de Atenas.
O centro de visitantes está locado na esplanada no limite sul do lote. O edifício cria seu próprio terreno devido a uma plataforma de metal que parece flutuar sobre a esplanada. O teto é uma estrutura de metal fina, que parece suspensa, já que se apoia em colunas metálicas cilíndricas. Os limites do edifício são construídos através de superfícies laminadas de vidro que deslizam, montadas de forma independente das colunas que sustenta o teto e que proporcionam uma total transparência, assim como a capacidade de transformação de um espaço totalmente fechado a um parcialmente aberto. No lado sudeste, o fechamento é deslizado através da plataforma sobre um piso transparente. O teto leve se estende além do fechamento de vidro, criando áreas protegidas e sombreadas. No lado noroeste e nordeste do centro de visitantes, o interior se estende e se une com a plataforma ao ar livre, o que permite o uso das áreas de exposição exteriores e um espaço de descanso.
Nossa visão era construir uma estrutura de escala média (que não competisse com o edifício principal), que funcionara como um pavilhão de luz / transparência, que permite que o entorno flua através da estrutura, oferecendo aos visitantes a oportunidade de estar informados sobre as fases de construção do edifício principal dentro de uma área organizada, promovendo a tranquilidade, concentração e desejo de informação.
A simplicidade da forma e a escala desta pequena estrutura temporária, é uma resposta poética ao complexo de Renzo Piano.