O escritório MVRDV foi anunciado vencedor de um concurso para projetar uma nova torre "espacialmente flexível", cuja silhueta parece uma ampulheta de vidro torcida, localizada próximo ao famoso gasômetro de Viena. A "Turm mit Taille" [Torre acinturada] de 110 metros de altura foi concebida para minimizar o efeito de sombreamento sobre os edifícios vizinhos e a estação de metrô nas adjacências.
"O terreno da torre é diretamente adjacente à estação de metrô e a legislação inicialmente restringiu a altura do volume a 75 metros, que deveria ter uma planta trapezoidal", comentou o escritório holandês em um comunicado de imprensa. "O MVRDV propôs um layout quadrado mais compacto e eficiente, o que resultou em um volume mais alto com uma projeção reduzida. A solução era modelar parametricamente os 10 pavimentos mais baixos da torre segundo um movimento de torção, minimizando o sombreamento sobre as fachadas vizinhas."
"Através dessa operação, uma figura elegante em forma de ampulheta surgiu, respondendo ao seu entorno e abrindo vistas para o gasômetro e o resto da cidade."
O edifício terá 35.680 m² de espaços flexíveis que poderão acomodar escritórios e habitações, bem como espaços comerciais, restaurantes, cafés e estacionamentos.
A construção está prevista para iniciar em 2016.
Competição
Turm mit Taille CompetitionPrêmio
Primeiro LugarArquitetos
Localização
Gasometers of Vienna, Guglgasse 6, 1110 Viena, ÁustriaEngenharia estrutural
Bollinger + Grohmann Ingenieure WienConsultoria de sustentabilidade
Energy Design Cody ConsultingÁrea
35.680 m²Ano do projeto
2016Fotografias
MVRDV