Vivemos um momento em que mais da metade da população do planeta habita as cidades, e os efeitos da alteração climática não mais podem ser ignorados. A exposição Cidade Pós-Petróleo: A História do Futuro Urbano, que tem abertura amanhã, 27 de janeiro, no Studio-X Rio, apresenta projetos inovadores na Ásia, África, e América que abordam questões urbanas emergentes: Como a transição dos combustíveis fósseis para alternativas renováveis afetará o processo de planejamento urbano? Como o uso de energia renovável afeta o metabolismo urbano e as políticas de mobilidade e sustentabilidade?
Cidade Pós-Petróleo é tanto sobre o futuro quanto sobre o passado. Como indicado pelo subtítulo da exposição, toda e qualquer visão sobre o que está por vir tem uma história. Contrastando 11 projetos atuais, no campo de planejamento urbano sustentável, com 9 do passado, a exposição almeja mostrar que o desenvolvimento atual tem suas raízes nas utopias urbanas de meados do século 20. Urbanistas estão retornando a esses conceitos e os adaptando para os desafios impostos pelas mudanças climáticas, combustíveis fósseis limitados, recessão econômica, e uma crise global sistêmica.
O planejamento urbano oferece um laboratório para mudanças sociais e ecológicas. Alguns experimentos abordados na Cidade Pós-Petróleo são Masdar City (Abu Dhabi), Xeritown (Dubai), e o projeto N.E.S.T. (Etiópia). Outros exemplos de experimentos urbanos presentes na exposição modificam estruturas existentes: criando um sistema de transporte público em Curitiba, renaturalizando a High Line em Nova Iorque, construindo uma rede de carros elétricos com estações de recarga em Israel.
Raoul Bunschoten e sua equipe de design urbano do escritório CHORA vêm desenvolvendo projetos interativos que fornecem comunidades dos dois lados do Estreito de Taiwan a chance de vivenciar novas formas de design urbano e de produção energética. O trabalho do Studio Mumbai demonstra como uma arquitetura ´slow´, enraizada nas tradições locais, pode ser traduzida para uma linguagem moderna de construção. Apesar dos diferentes métodos e escopos, todos os projetos apresentados na Cidade Pós-Petróleo tem um eixo em comum: eles exemplificam uma sinergia entre razão, inovação, e flexibilidade, que precisaremos para que possamos tornar as nossas cidades, e o planeta, sustentáveis para o futuro.
Uma exposição do Institut für Auslandsbeziehungen e.V. (ifa / Instituto de Relações Culturais Exteriores), Stuttgart (D), em cooperação comARCH+, Zeitschrift für Architektur und Städtebau (Journal for Architecture and Urbanism), Berlin (D).
Abertura da exposição “Cidade Pós-Petróleo: A História do Futuro Urbano”
- Data: 27 de janeiro, terça-feira
- Horário: 18h30
- Local: Studio-X Rio
- Endereço: Praça Tiradentes, 48, Rio de Janeiro-RJ
Via Studio-X Rio
Título
Exposição “Cidade Pós-Petróleo: A História do Futuro Urbano”Website
Organizadores
De
27 de Janeiro de 2015 06:30 PMAté
27 de Janeiro de 2015 09:00 PMOnde
Studio-X RioEndereço
Praça Tiradentes, 48 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20060-010, Brasil