-
Arquitetos: Ben Hansen Architect
- Área: 320 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Francisc Dzikowski Photography Inc.
Descrição enviada pela equipe de projeto. De muitas maneiras, os históricos condomínios da cidade de Nova York não são mais compatíveis a vida de uma família contemporânea. O primeiro e mais importante conceito era reinterpretar o condomínio clássico, mas personalizá-lo a partir da solicitação do cliente de juntar o espaço familiar com a sala de estar, onde os membros da família se movem fluidamente entre a cozinha, a sala de jantar e a sala de estar; e ter uma conexão com o pátio posterior, outra interpretação da casa típica da família americana, mas num contexto urbano.
Os outros pavimentos foram definidos por seu próprio programa e circulações verticais, permitindo uma forma mais eficiente de planejamento do espaço e garantindo o máximo de luz natural e ventilação possível, especialmente no núcleo do térreo, que, na maioria dos condomínios históricos são espaços escuros e desagradáveis.
Enquanto o desenho do edifício é contemporâneo, ele se refere ao seu contexto clássico da cidade de Nova York como uma reinterpretação do clássico Brownstone Townhouse, desde os materiais até o alinhamento dos elementos da fachada. A fachada frontal é empurrada para dentro e para fora para se alinhar com o edifício vizinho e possui o aço e tijolo clássicos, mas com uma linguagem contemporânea forte, que é consistente em todo o edifício, destacando-se em seu contexto imediato.
O desenho das áreas externas do edifício foram tão importantes quanto os interiores. Os clientes, um casal com 3 filhos, precisava de bastante áreas ao ar livre dentro do possível, desde o playground no piso térreo às varandas mais íntimas e ao deck com pomar na cobertura. Todo este programa de paisagismo precisava ser harmoniosamente conectado aos seus espaços interiores correspondentes.