Descrição enviada pela equipe de projeto. A Universidade Marítima Piri Reis fornece educação marítima superior e treinamento aplicado no distrito de Tuzla, em Istambul, Turquia. O projeto consiste de 60.000 m² convertidos em oito blocos interconectados. O campus foi projetado com os mais novos princípios de sustentabilidade que resultaram no certificado "muito bom" da BREEAM,
O projeto abriga um intenso programa em blocos fragmentados encrustados em um terreno inclinado. O objetivo básico era criar espaços públicos abertos entre os blocos, para que os estudantes e professores pudessem interagir ao longo do dia. A inclinação do terreno e os blocos fragmentados são utilizados para maximizar a percepção da silhueta de todo o campus. Um caminho à céu aberto que se estende na direção norte sul do terreno conecta os seis blocos interligados por sobre o solo. Esta espinha dorsal define o caminho de circulação principal de todo o campus e permite a experiência de uma vista contínua do mar dentro do campus.
Enquanto que o estilo arquitetônico dos blocos está sendo desenvolvido, uma conhecida terminologia naval, "Neta" (limpo, seguro e eficiente) foi projetado como sendo uma palavra chave do conceito. Uma vez que o planejamento espacial e princípios de operação de embarcações e portos são baseados em simplicidade, clareza e eficiência, esse conceito foi bastante apropriado com o uso de materiais brutos e simplicidade funcionalista do layout geral.
Para não alterar a orla natural, os blocos de edifícios estão localizados próximo à borda norte do terreno, deixando uma grande área verde ao sul. Esta área de costa engloba um passeio público de pedestres que está conectado com o distrito residencial adjacente, além de um pier para o treinamento dos estudantes. Os blocos paralelos à costa abrigam as instalações educacionais, sociais e administração, enquanto que os blocos verticalmente posicionados em relação ao mar incorporam uma piscina de treinamento, laboratórios e salas de aula.
A cobertura do bloco social é o que possui a melhor vista do mar e está reservado para a biblioteca. Os pavimentos do meio deste bloco foram projetados como uma passagem de estar incluindo pequenas lojas de comidas e bebidas, caixa-eletrônicos e um café enquanto que o pavimento térreo é onde está a cafeteria principal para almoço e outras refeições. A espinha dorsal principal de norte a sul é fragmentada e menores trechos com nichos, terraços e diferentes níveis para evitar um eixo monumental e rigoroso. O vento predominante é suavizado pela utilização dos blocos em paralelo ao mar, mantendo os pátios internos protegidos dos ventos intensos. Este layout também ajudou o projeto a se beneficiar da luz natural de maneira eficiente.
Os espaços que não necessitam de luz natural estão localizados no subsolo, enquanto que os pavimentos elevados e terraços destes criaram os espaços abertos entre os blocos de edifícios. Entradas separadas permitem o acesso à esses blocos com rotas para bicicletas e veículos graças à utilização da topografia.
"Vida sustentável" e "economia de energia" são os principais princípios de qualquer embarcação no mar, e portanto o conceito de "campus verde" é adotado desde o começo. O campus gera 45% de sua própria energia elétrica, e o excesso de calor desta produção de energia é utilizado para o aquecimento e resfriamento dos edifícios. Água potável é obtida através da purificação da água do mar, e as águas cinzas e da chuva são reutilizadas para irrigação de jardins e descargas dos banheiros. Placas de Aço Corten sem mercúrio e 100% reciclável são perfuradas para absorver a maioria dos raios ultravioleta e diminuem a carga energética para o resfriamento. Essas e outras medidas sustentáveis fazem da Universidade Marítima Piri Reis o primeiro campus verde da Turquia.