-
Arquitetos: ADF Architects
- Área: 205 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Park Young-Chae
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este terreno está localizado cerca de cinco minutos de distância da rua principal que conecta Daegu e Chungdo. Apesar de sua proximidade com a rodovia, não há presença de ruídos uma vez que se entra na cidade. No horizonte distante estão presentes suaves colinas quando se olha esta cidade ao longe; Dansanli dá as boas vindas aos seus visitantes com um sentimento de familiaridade.
O terreno está frente à uma estrada retilínea que vai ao sul, que foi estendida a caminhos agrícolas, e próximo à uma estrada curvilínea localizada à oeste. A cidade foi moldada ao longo do tempo pela força da natureza. A parte ao sul desta propriedade é elevada, para que a parte ao norte forneça uma vista serena do entorno.
Áreas residenciais comuns contém as montanhas e as colinas de fundo, e esta vista consiste uma parte essencial desta cidade. Portanto, o ponto de partida da Casa Dansanli era acrescentar volume, cor e textura, enquanto respeita o fluxo existente e a ordem da cidade. Embora não tenha sido uma tarefa fácil, o cheiro de fumaça da chaminé que enchia o céu no crepúsculo inspirou o desenvolvimento deste projeto.
O zoneamento espacial da Casa Dansanli contém espaços de estar principais, como a sala de estar, sala de jantar com a cozinha, dormitório principal, e também espaços de estar complementares como quarto de hóspedes e ambientes extras que podem ser utilizados para atividades variadas. A planta baixa foi projetada para separar a sala de estar, de jantar e quarto de hóspedes de acordo com seus aspectos atmosféricos e emocionais.
Muitas áreas da planta se tornam a própria vista e pano de fundo. A sala de estar amplamente se espalha a partir do ponto central, a lareira, e seu espaço é maximizado com a quantidade de luz natural durante as manhãs. Assim como as casas tradicionais coreanas, a cozinha está posicionada no centro de toda a casa para ser o ponto focal vertical e horizontal. O layout conecta a linha de visão "da cozinha ao deck e à sala de estar", e "da cozinha ao pátio externo, varanda e quarto de hóspedes". Isso foi alcançado através da interpretação das técnicas arquitetônicas tradicionais coreanas que coordenam o movimento e repouso, ou o aberto e fechado.
A suíte master é privada devido ao banheiro sem janelas e um closet à oeste. Além disto, um chuveiro externo foi acrescentado para os dias de calor. As escadas incorporaram linhas modernas e estão frente o pátio com uma claraboia que traz o foco para cima. No segundo pavimento, as janelas foram minimizadas para conferir ao cenário externo um sentimento de raridade.
As janelas podem ser abertas e fechadas dependendo do clima externo, e foram projetadas para promover o jogo entre a luz e as paredes e pisos da casa. Os acabamentos externos utilizam materiais que parecem se misturar com a natureza do entorno. Na verdade, a massa de concreto aparente e o acabamento em cedro parece ser coerente com o verdadeiro caráter de Dansanli.
A arquitetura frequentemente é objetivada por seu caráter externo. No entanto, o verdadeiro espírito da arquitetura é representada por seu uso do espaço e da ordem interna. O espaço, o guia visual, e o planejamento em planta podem controlar as ações daqueles que utilizam o edifício. A arquitetura, em última instância, é uma forma de expressão humana.
A arquitetura é um processo vivo que considera seu uso, tamanho, apresentação e uma infinidade de teorias. Belos lares são completados pelas lições do passado e sonhos do futuro de cada usuário, assim como suas filosofias de vida. Portanto, a interpretação da finalidade e da compreensão das condições humanas são as chaves para a grande arquitetura.
Originalmente publicado em 6 Fevereiro, 2015.