- Ano: 2014
Descrição enviada pela equipe de projeto. O desejo do cliente foi simples e flexível, exigindo um projeto contemporâneo para o estilo de vida de uma família contemporânea, criando espaços comunais, mas reconhecendo as necessidades dos membros da família de possuírem seus próprios espaços privados.
O formato e a orientação do terreno gerou uma edificação única, criando um refúgio privado para a família aproveitar. Através do uso de portas de pátio generosas, varandas de todos os quartos interconectadas, e o uso meticuloso de materiais de piso, a casa e o pátio ligam-se sem que haja qualquer tipo de emenda.
Propostas
O esquema compreende duas alas, a primeira contendo o espaço de convívio e comunal, e a segunda abrigando os dormitórios e espaços privados. Uma edícula forma a terceira fronteira do pátio privado. A residência passa uma sensação de isolamento devido ao pátio e ás árvores no entorno do terreno, permitindo à família aproveitar o máximo do aspecto sulista. Da rua a residência parece modesta com sua fachada que age como uma barreira entre o público e o privado, ao mesmo tempo que acentua a relação de espaços internos conectando-se através do pátio, que forma o ponto focal da casa.
O projeto tem uma abordagem inspirada na vivência em planta aberta e na estética do estilo moderno do pacífico californiano dos anos 50, evoluindo isto para uma grande casa contemporânea e adaptando para as realidades do clima britânico e os requisitos dos clientes.
O paisagismo angular e texturizado para o pátio escondido, a partir do qual as duas alas da habitação se deparam, é a principal característica do espaço exterior. Os elementos fraturados deste projeto paisagístico tomam referência direta a partir do ritmo e proporção da casa e, portanto, cumprimentam o edifício. Os acabamentos são restritos de forma proposital a um branco nítido, o cinza grafite dos caixilhos das janelas e da pedra bruta da parede coluna vertebral/principal. Ao fazer isso, tanto a casa e jardim tornam-se o pano de fundo para a família e seu estilo de vida.
Como acima, o acabamento interno é bastante restrito a paredes brancas nítidas, a pedra texturizada da parede e os grandes azulejos cinzas do piso permitem que o mobiliário e sua posição tornem-se proeminentes. O acabamento interno complementa o externo e permite que a interação dos espaços de estar com planta livre no interior com o pátio privado no espaço exterior, não possua emendas.
Como a habitação foi construída no noroeste da Inglaterra, o principal desafio foi a oscilação das condições do clima, com um clima particularmente ruim no verão de 2008 quando a construção foi iniciada. Por sorte, a super estrutura foi construída com fôrmas de concreto isoladas, que pode ser derramado independente das condições climáticas. A natureza protetora do pátio agora dá a impressão de que a casa foi transportada do Mediterrâneo ao invés das periferias suburbanas de uma cidade industrial britânica.
Todos os produtos da construção foram especificados com a sustentabilidade em mente, englobando a expectativa de vida útil do produto, capacidade termal excelente e uma distância de transporte limitada. Internamente, todos os acabamentos limitam-se a um nítido olhar contemporâneo, permitindo que o mobiliário das famílias e sua posição tornem-se proeminentes.
A terceira ala do pátio, estabelecida pelas duas principais alas do espaço comunal e privado, é formada por uma casa de piscina e uma academia separadas, que interagem com o pátio da mesma forma que a principal ala de estar e forma essencialmente uma junção sem emenda entre a piscina, o pátio e o espaço de estar, que confirma o desejo do cliente de espaços interligados com sucesso.