- Área: 2250 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Hundven-Clements Photography, Of RRA
-
Fabricantes: Alvdal Skurlag
Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova igreja da comunidade em Knarvik, situada na pitoresca costa oeste da Noruega ao norte de Bergen, está construída em um lugar privilegiado com vistas à paisagem cultural e centro da cidade local. O edifício está adaptado cuidadosamente a uma ladeira existente entre o meio ambiente construído e natural, proporcionando à igreja o contexto inspirador da paisagem local. Seu caráter distinto e inovador e sua cêntrica localização a converte num ponto de referência na comunidade, inclusive para todas as pessoas cultivarem sua fé durante toda a semana.
A igreja apresenta sua função com dignidade sacra e forma reconhecível, onde a torre da igreja, santuário e capela são enfatizados através dos planos ascendentes da cobertura. Inspirado pela tradição local de igrejas de madeira norueguesas, o edifício possui aberturas, geometrias, materiais e construções elementares.
O volume compacto do edifício é dividido em dois níveis numa planta retangular, separando os espaços sagrados sobre as funções culturais e administrativas. Uma "praça da igreja" interna conecta os dois níveis com uma escada-átrio num espaço contínuo, e pode estar unida ou separada do santuário graças ao deslocamento das paredes de vidro para acomodar mais de 500 pessoas.
A madeira é o material chave do projeto, expressado no revestimento homogêneo de cerne de pinheiro tratado e refletido no acabamento de pinheiro em cores claras em todas as superfícies interiores. O edifício permite a entrada da luz do dia em seu interior, através de janelas altas e estreitas. Durante a noite, a luz do interior revela as atividades de seus eventos religiosos e culturais.
A igreja aspira proporcionar uma plataforma para uma educação segura para crianças e jovens, para se converter num lugar para reuniões e fé, e para facilitar a arte, a música e o desenvolvimento cultural. A Igreja da Comunidade Knarvik tem uma expressão arquitetônica, soluções espaciais e uma materialidade que une a região, a cultura e o contexto específico local em seu conjunto.