-
Arquitetos: CEBRA , Glifberg - Lykke; CEBRA , Glifberg - Lykke
- Área: 6000 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Mikkel Frost / CEBRA
Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório dinamarquês CEBRA and Glifberg+Lykke projetou um parque multiuso e centro para esportes de rua em frente ao porto de Haderslev, no sul da Dinamarca. StreetDome é uma paisagem urbana vasta e única para atividades e lazer, incluindo um parque de skate de 4.500 metros quadrados, instalações de basquete, parkour, parede de escalada, entre outros.
A ambição global do StreetDome era estabelecer novos padrões para arenas urbanas para esportes urbanos. StreetDome é um parque aberto e ponto de encontro social para diferentes idades, níveis de habilidade e culturas. O projeto começou há quase dez anos como uma iniciativa do ativista e presidente da associação SkateCity Morten Hansen, cuja visão era criar um novo pólo cultural que incorporasse uma vasta área para a atividade e lazer local.
A estreita colaboração entre CEBRA e Glifberg + Lykke resultou em uma fusão da arquitetura, design e função, que forma o DNA do projeto, conectando todo o parque para formar uma interação do todo. O resultado é um novo ímã cultural com fortes raízes locais e um escopo internacional. Na fase de planejamento a equipe de projeto implementou os resultados dos diálogos que tiveram com uma ampla gama de grupos de usuários futuros. Tal processo foi um elemento essencial desde as fases iniciais do projeto, e que deixou uma marca clara sobre o produto final.
O Parque
O projeto para a pista de skate foi dividido em três seções gerais que consistem na parte "de rua", que se estende ao redor da seção baseada em transições e as seções caracterizadas por bowls e bancos. Cada elemento e obstáculo é projetado para uso adaptado para que os novos fluxos, ritmos e combinações possam ser explorados diversas vezes. O parque se desenvolve ao longo do tempo, juntamente com a habilidades e imaginação dos usuários e continua a desafiar os atletas no esporte, bem como seus níveis de criatividade.
A cúpula
A forma do projeto é baseada no conceito de salão iglu do escritório CEBRA. Para reduzir os custos de funcionamento, o espaço não é aquecido e iluminado principalmente por meio de luz natural. Além disso, a área de superfície do edifício foi minimizada através da sua forma de cúpula. O teto se estende por cerca de 40 metros e permite um grande espaço aberto, livre de pilares, que pode ser equipado com qualquer tipo de atividades desportivas e, neste caso, skate, escalada e basquete de rua.
O Iglu é adaptado tanto para o terreno como para a função específica da cultura do skate e da rua. No exterior, a cúpula torna-se parte real da pista de skate, crescendo sobre a paisagem de concreto como um cogumelo. A estrutura foi projetada como uma parte funcional da pista de skate com bancos, escadas e rampas ao longo das borda. Internamente, uma série de piscinas são escavadas no piso ao lado de uma cesta de basquete e uma estrutura central de pedra para escalada, que contém um palco, bancos e banheiros. Portões largos abrem-se para o exterior conectando a pista de skate circundante com o interior, criando um fluxo contínuo por todo o parque. O projeto conforma um curso espacial contínuo e variado, o que dá aos esportes urbanos escandinavos uma área com características e possibilidades únicas.
Originalmente publicado em 1 Novembro, 2014.