A exposição Como se pronuncia design em português? nasce e mantém-se como uma interrogação. O título faz também alusão aos diferentes modos de pronunciar o termo design na língua portuguesa, e ao que isso revela da sua origem, tradução, história e significados.
A mostra, que teve início no dia 29 deste mês e permanece aberta ao público até 31 de maio no MUDE (Museu de Design e da Moda de Lisboa), visa compreender como as circunstâncias geográficas de Portugal, a herança histórica, a cultura, as tradições e a consciência coletiva influenciaram e/ou se refletiram no pensamento e na obra de cada autor.
Além disso, a organização busca conhecer o modo como os conceitos de lugar, pertença, identidade e memória vêm sendo trabalhados ao nível do design, avaliando a eventual existência de valores e características em comum. Para tal, analisam peças de design de produto produzidas por autores nacionais durante os últimos sessenta anos, dando maior incidência para o período compreendido entre 1980 e 2014.
Entre Lisboa e Paredes, apresentam-se mais de 150 peças de 76 autores de diferentes gerações, percursos e formações, demonstrando o espaço inclusivo e plural que desde o início quisemos constituir, mostrando a vitalidade de percursos e propostas.
A mostra, que tem curadoria de Bárbara Coutinho, não pretende ser um levantamento exaustivo de todos os autores em exercício durante este período, a seleção recaiu sobre os objetos considerados mais representativos para as leituras propostas. Muito embora não tenha uma estrutura cronológica nem pretenda ser uma retrospetiva dos últimos sessenta anos, pode-se encontrar uma série de peças que remetem a autores, iniciativas, entidades e exposições marcantes para a história do design em Portugal.
A exposição parte de uma leitura formal das peças, propondo diálogos entre diferentes épocas, autores e linguagens, respeitando sempre e em primeiro lugar a singularidade de cada obra. Dando particular atenção aos setores de produção tradicionais, como a cortiça, madeira, vidro, cristal ou porcelana, a exposição estabelece três eixos de leitura intercomunicantes: O Predomínio da Forma sobre o Ornamento ou A Procura pela Estrutura das Coisas; Inteligência Prática e Sensibilidade pela Matéria. A Excelência das Manufaturas e das Artes Aplicadas; e Entre o Popular e o Erudito. Variações sobre o Tema da Tradição.
Como se pronuncia design em português?
- Data: de 29 de janeiro a 31 de maio
- Local: MUDE - Museu do Design e da Moda
- Endereço: Rua Augusta, 24, Lisboa, Portugal
- Curadoria: Bárbara Coutinho
- Design expositivo: Mariano Piçarra
- Coprodução: CML/MUDE e Câmara Municipal de Paredes, no âmbito do projeto Art on Chairs
- Design Gráfico: TVM Designers
Título
Exposição "Como se pronuncia design em português?"Website
Organizadores
De
29 de Janeiro de 2015 06:00 PMAté
31 de Maio de 2015 08:00 PMOnde
MUDE - Museu do Design e da ModaEndereço
Rua Augusta 24, 1100 Lisboa, Portugal