-
Arquitetos: Raffo Arquitetura
- Área: 540 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:R, R Rufino, Fabio Pitrez
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto busca adequar as necessidades funcionais do usuário à integração com as energias do entorno, criando um diálogo claro entre os elementos naturais e a moradia.
A obra se desenvolve em torno a uma jabuticabeira, tendo toda sua área social e parte da área intima aberta ao sol da manhã. Os fluxos internos são bem definidos, separando área intima de área social e serviço, e os volumes sobrepostos também evidenciam esta diferenciação de forma marcante na fachada.
A jabuticabeira de 40 anos que fez parte da infância da proprietária foi transportada do quintal de sua casa do interior do Paraná, recebendo destaque e ordenado os ambientes sociais ao seu entorno. A criação de uma escada externa permite acessar a área íntima no piso superior a partir da área social, sem a necessidade de passar por dentro da casa, e ainda possibilita alcançar as jabuticabas na parte superior da árvore.
Pensando na vida útil da casa e procurando minimizar o impacto já causado pela construção, o projeto é pensado de forma a valorizar a iluminação e ventilação naturais, criando grandes aberturas a leste onde teremos sol ameno ao longo do dia, porém iluminação e ventilação em abundância, já que a brisa dominante é leste na região. Na fachada norte um jardim linear foi criado para acompanhar os ambientes do piso superior, funcionando como um rebatedor de luz difusa para dentro dos espaços e durante a noite a iluminação interna é projetada pra fora ressaltando os desenhos das irregulares aberturas.
Para os dormitórios voltados ao norte um brise horizontal controla a incidência de raios solares tornando o ambiente naturalmente mais privativo. A altura da casa permite também a captação da água da chuva já na cobertura, distribuindo-a por gravidade.
O nivelamento do terreno permite além de melhor fluidez na circulação, uma melhor relação com as energias do entorno. A implantação em L sem limites laterais de divisa, por se tratar de uma esquina, permite também uma maior amplitude de visão.