-
Arquitetos: Flanagan Lawrence
- Ano: 2014
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situadas num jardim ao lado da praia de Littlehampton, estas "conchas acústicas" atuam como um palco e refúgio para a comunidade local. Movidas pelo desejo de dar um novo impulso a Littlehampton com sua gentileza de princípios do século XX, as conchas melhoraram substancialmente o espaço público aberto da grama adjacente e satisfazem a necessidade social essencial que não está prevista em outros lugares da área.
O conceito das conchas é derivado da noção de um quiosque de música tradicional, depois da revolução industrial e a deterioração das condições nas zonas urbanas, as conchas acústicas foram concebidas como uma resposta das autoridades locais a uma maior necessidade de espaços verdes abertos, onde o público, em geral, pode relaxar. Desde o primeiro palco aberto no Reino Unido, na Royal Horticultural Society Gardens, em South Kensington, 1861, este tipo de instalação se tornou muito popular, e foi criada em parques de todo o país. Competindo com os novos meios do século XX, como o cinema e a televisão, as conchas acústicas perderam seu atrativo e caíram em desuso.
No entanto, o novo mundo dos meios sociais democratizou ainda mais a produção e a distribuição da música. Já não é de domínio exclusivo dos músicos de elite, a música popular está sendo feita por qualquer pessoa, e reproduzida em qualquer lugar, seja na internet ou em público. As conchas acústicas são uma resposta a este contexto, trazendo de volta um velho ideal, uma arquitetura que pode representar o "som" e as pessoas que o fizeram.
Uma das conchas se enfrenta à cidade e forma o palco de música principal. O desenho acústico do interior cria uma superfície refletora para projetar o som dos artistas ao público no jardim. A outra concha está frente à praia e forma uma estrutura mais íntima como um refúgio para escutar o som do mar ou dos músicos de rua, que se apresentam frente ao passeio marítimo.
As estruturas em casca tiveram o concreto projetado diretamente sobre a malha de reforço, sem cofragem. A maior parte da casca de concreto possui apenas 100 mm de espessura e é baseada na geometria de curvatura dupla para suportar a altura e o vão.
As duas conchas surgem como formas de terra branca que saem da grama. Isto reflete o contexto histórico dos espelhos de som de concreto ao longo da costa sul, e a forma visualmente impactante das dunas de areia do lugar.
O projeto foi o vencedor de um concurso em 2012 e foi terminado a tempo para ser utilizado durante o verão de 2014.