- Área: 126 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:a21 studio
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada dentro de um balneário mineral de águas termais, A Tenda é um pequeno spa debruçado nas dobras do terraço em meio a uma colina rochosa e de frente para o rio. Este parece ser um bom lugar para esconder-se da área mais ativa que acontece do outro lado da colina e desfrutar de atividades saudáveis como o banho de barro e o serviço de massagens. Entretanto, uma das maiores limitações do local é o intenso calor vindo do oeste ao longo de todo o ano.
Em primeiro lugar, se considera como boa solução uma cobertura inclinada feita de palha grossa, para evitar a luz do sol, criando uma mimetização com a paisagem circuncidante. Ao colocar o lado inclinado a oeste, uma enorme quantidade de calor é mantida para fora da edificação. Por outro lado, o fato de que o teto se apoia sobre o terreno também confere um aspecto distinto a Tenda, onde a cobertura não é utilizada somente como proteção da eventual chuva ou sol, mas também torna-se a estrutura principal do edifício. As vigas principais de 100x250 mm ajudam a estrutura de 11m e 2,3m de elevação permitido que os hospedes desfrutem de uma boa vista do rio e do centro da cidade. Por cima desta estrutura de madeira, há uma combinação de 3 camadas de 20 mm de espessura feitas com painéis de madeira que conferem um aspecto estético ao teto e unem todas as vigas entre si, criando uma membrana a prova d'água e 30 mm de folhas de coco. Todas estas peças estão conectadas através do uso da técnica de construção indígena e encaixes de pinos.
Junto com o método de construção, os materiais locais, como pedras empilhadas, folhas de coco, reforço de aço e diferentes azulejos são utilizados para trazer uma sensação harmônica e nativa para os hóspedes. Dentro da Tenda, o espaço se divide em dois níveis. No pavimento superior, um dormitório privado que está cobertos pelos marcos de madeira com mais de 40 anos que já não são mais produzidos e vidros coloridos. Além disso, há uma rede instalada no meio do nada, conferindo uma sensação exótica os hóspedes, que desfrutam do lugar balançando-se no ar. O seguinte espaço é composto por uma piscina de água mineral com móveis velhos de madeira, conformando um lugar tranquilo de onde se aprecia o rio.
Concluindo, a tenda como estrutura de cobertura e a combinação harmônica dos materiais revitalizaram um terreno abandonado que recebia muito sol e vento. Isto honra as técnicas de construção dos trabalhadores locais e converte-se em um exemplo típico do seu entorno.
Nota: Este projeto foi originalmente publicado em 14 Fevereiro, 2015