Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício da Sede da Tagusgás, construído no Parque de Negócios do Cartaxo, destaca-se como um dos edifícios mais inovadores em Portugal pela sua arquitetura arrojada assente em características de sustentabilidade, sendo o primeiro edifício de escritórios certificado pelo BREEAM em Portugal.
O BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment Method) é o sistema de avaliação da sustentabilidade na construção mais amplamente utilizado na certificação ambiental de edifícios, contando com cerca de 200.000 edifícios classificados pelo mundo, e mais de um milhão registados para avaliação, desde que foi lançado em 1990.
O projeto foi desenvolvido pela S+A com a parceria da Ecochoice, a qual desenvolveu um conjunto de medidas de sustentabilidade, por forma a garantir a redução de custos de operação, a gestão ambiental do edifício, o conforto dos seus ocupantes e a certificação pelo sistema BREEAM.
Foram aplicadas medidas de sustentabilidade ao nível dos materiais, eficiência energética, economia de água, redução da poluição atmosférica e do solo, acessibilidade e mobilidade, bem como saúde e conforto. Destaca-se a redução de consumos energéticos associada ao conforto no interior, devido à iluminação natural e isolamento térmico e acústico que o sistema de fachada proporciona. A ventilação natural permite obter níveis de conforto e qualidade do ar interior ainda superiores.
O edifício contou também com acompanhamento ambiental em Obra, de forma a reduzir os impactos ambientais durante a fase de construção, garantindo a gestão de resíduos e a monitorização de consumos de água, energia e emissões atmosféricas associadas ao transporte de materiais.
O edifício dispõe ainda de Guia do Utilizador, onde se expõem as medidas de sustentabilidade que caracterizam o edifício e se disponibilizam todas as instruções de manutenção e informações necessárias ao funcionamento adequado do edifício.