- Área: 105 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Federico Cairoli
O pátio - projeto arquitetônico
A proposta é sustentada na interpretação das condições particulares e formas de vida desenvolvidas ao longo do processo de habitar um lugar, marcado pelas relações de uma adaptação natural às características climáticas, sócio-econômicas e culturais de seu lugar de pertença.
O conceito de preexistência física e cultura é essencial para assegurar o êxito da residência em sua capacidade de conformação de espaços de relação do homem com seu entorno íntimo e de relação social em maior escala.
Assim, a aposta conceitual consiste na releitura e potencialização do conceito de pátio como um tradicional critério de ocupação do lote, ao redor do qual a casa é estruturada.
Este pátio atua, não apenas como um espaço exterior capaz de gerar iluminação e ventilação aos ambientes, mas que se transforma num espaço vital da vida da residência, se transformando numa habitação "a céu aberto".
Adaptabilidade
A casa está pensada como uma plataforma de transformação constante. A partir da equação pátio + módulo de serviços + ambiente existente + módulo novo, é possível articular diferentes respostas cotidianas, adaptáveis ao dia-a-dia e aos imprevistos.
Tecnologia
A lógica construtiva adotada deriva em conjugar variáveis tão díspares como o de incluir a autoconstrução, os processos construtivos não tradicionais, e de aproveitamento e reciclagem do existente.
O trabalho da carpintaria acentua a planta livre do corpo principal possibilitando sua integração total com o pátio no térreo enquanto no pavimento superior, outorga privacidade e independência através de aberturas que são fechadas por painéis perfurados.