-
Arquitetos: Giuseppe Gurrieri , Valentina Giampiccolo
- Área: 400 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Filippo Poli
Descrição enviada pela equipe de projeto. O tecido urbano da parte mais antiga de Ragusa possui características típicas do século 19, com ruas longitudinais correndo em paralelo em diferentes níveis, seguindo a inclinação natural do terreno e conectadas por estreitas passagens.
A sequência atual de edifícios é o resultado da combinação ou subdivisão de propriedades e, às vezes, até mesmo modificação de antigas conexões entre os níveis.
Nosso projeto consiste na renovação de um edifício utilizado originalmente para a produção e venda de queijo tradicional. Ao longo dos anos, o edifício foi transformado e modificado várias vezes.
A solução adotada foi a criação de um pátio central, removendo um volume da seção do edifício.
Esta decisão reduziu o espaço útil, mas trouxe benefícios consideráveis e permitiu uma reorganização ideal dos espaços, tornando o novo vazio o coração do edifício.
Depois da renovação, cada ambiente voltou-se para o novo pátio no lado sul e a casa está fechada sobre si mesma, garantindo mais privacidade e distância dos vizinhos.
Graças à ventilação natural, o pátio atua como uma chaminé e contribui para o desempenho de energia de todo o edifício.
O novo pátio e os arranjos das ligações verticais com o norte agem como um amortecedor entre a fachada (mais fria e úmida no inverno) e os espaços principais.
O pátio, que se tornou a nova entrada da casa, marca a atitude que demonstra uma composição rigorosa como o melhor modo de combinar conservação e inovação. Afinal, o pátio é um elemento tradicional nas edificações.
Os interiores são marcados por um equilíbrio cuidadoso entre a reutilização de materiais tradicionais e elementos contemporâneos, como portas antigas, peças de ferro e azulejos que foram removidos e remontados em um ambiente moderno.
Os tanques originais utilizados para a produção de queijo, localizados no porão, foram reutilizados como cisternas para armazenar a água da chuva que é usada para abastecer o sistema sanitário e regar as plantas do pátio.