-
Arquitetos: Neutelings Riedijk Architects
- Área: 12000 m²
- Ano: 2013
-
Fabricantes: Finesse, Merford
ROZET, Arnhem
Rozet é o novo endereço para uma série de instituições culturais e educacionais em Arnhem. A mistura de biblioteca, centro de patrimônio, centro de artes e colégio comunitário dá origem a um dos mais importantes edifícios públicos na cidade.
Uma conexão entre o centro da cidade e a expensão pós-guerra
Em volume e articulação, Rozet forma a transição arquitetônica entre o tecido histórico e o pós-guerra de Arnhem. O edifício está no conjunto composto pela Área da Estação e o Kerkplein (a Praça da Igreja), que é a rota central no planejamento urbano para o distrito de Rijnboog em Arnhem. Rozet, com seu programa cultural e educacional, fornece um ponto de ancoragem nesta via pública e elemento catalisador para desenvolvimento urbano futuro.
A rua interna como uma extensão da rota urbana
Rozet foi projetado como uma extensão urbana da rota central entre a Área da Estação e a Praça da Igreja. O coração de Rozet é formado por uma rota interna envidraçada que atravessa o edifício em todos os pavimentos. Uma galeria pública com uma sequência de praças atrativas que funciona como entrada para as várias instituições e refletem a sinergia entre eles.
Ocasionalmente a rua interna toma a forma de um hall de exposições ou foyer, e em outro momento funciona como um auditório ou uma sala de estudos. A visibilidade desta rua interna a partir do exterior, assim como o programa aparente do interior do edifício nas janelas da fachada, displays de led, estantes de livros e cartazes iluminados reforçam a identidade pública do edifício ao nível da rua e também na cidade.
Fachada e Identidade
A fachada de Rozet tem como objetivo expressar uma identidade pública. É construído a partir de elementos verticais de concreto na cor areia, que evidenciam o edifício como um todo para a cidade. Os elementos incluem relevos e rosetas, conferindo textura à fachada e significado ao edifício em seu abastecimento por sua analogia com conhecimento. Se por um lado esses elementos verticais funcionam como uma tela fixa, por outro lado eles permitem que a luz natural penetre no interior do edifício através de grandes aberturas verticais.
Um edifício sustentável
Uma combinação de escolhas fazem do Rozet um edifício sustentável. A rua interna opera como um grande respiro baseado na ventilação natural. A cobertura é inteiramente verde. É uma combinação de vegetação e um buffer de água que contribui com o condicionamento do edifício. Pássaros e insetos se beneficiam deste oásis verde em meio à cidade. A cobertura acomoda ainda painéis solares que fazem uma contribuição substancial nas necessidades energéticas do edifício. Por fim, o armazenamento térmico confirma Rozet como um dos edifícios mais sustentáveis de Arnhem.