- Ano: 2014
-
Fotografias:Steve Montpetit
Descrição enviada pela equipe de projeto. No coração dos Eastern Townships, numa ladeira da montanha e com vistas a uma reserva natural de impressionante beleza está o Spa Balnea, que reinventa a arte de viver mediante a criação de uma experiência para todos os sentidos. Construído sobre pilotis, o novo edifício encontra-se discretamente no bosque, onde é o eixo que une os edifícios existentes da instalação através de passarelas exteriores. As novas rotas pedonais resultantes dão aos clientes um caminho mais privado no local. Prestou-se especial atenção às árvores e preservação do entorno natural.
A decisão de construir a estrutura de aço torna possível trabalhar com a topografia natural, o que resulta numa estrutura muito resistente, com um perfil aerodinâmico mais natural. O edifício transmite uma sensação de leveza no marco do grande volume de madeira, assim a estrutura modular surge como se fosse criada suavemente entre as árvores.
As janelas, desenhadas para emoldurar as vistas da paisagem florestal, também aproveitam a exposição ao sul para maximizar a calefação solar passiva. O novo edifício mantém a continuidade com os edifícios mais antigos através da utilização dos mesmos materiais. As escadas da entrada, que lembram um átrio, servem como porta de entrada e área de espera para eventos. Além da zona de recepção, o Pavilhão inclui uma loja de presentes, escritórios e um salão.
A qualidade do trabalho do escritório foi reconhecida em numerosas ocasiões pelas diversas indicações e prêmios da Ordem de Arquitetos de Quebec, ASHRAE, o Instituto de Projeto e Construção.