- Ano: 2014
-
Fotografias:Luc Boegly
Descrição enviada pela equipe de projeto. Monterblanc, vendo muitas novas pequenas cidades ao redor, buscou aumentar seu atrativo nos últimos anos mediante a eliminação de alguns edifícios para limpar seus caminhos. No entanto, isto se traduziu na perda de uma coerência visual, a qual agora deve ser reconsiderada.
Este mesmo chamado à coerência é o papel da biblioteca Monterblanc, que está situada no centro da cidade como um grande salão moderno. Desde o exterior, oferece aos habitantes um ponto central de foco e, no interior, uma multiplicidade de novas perspectivas.
A sala principal está locada através de uma estrutura de concreto branco com o apoio de uma rede de vigas e pilares expostos, o que permite um enquadramento da fachada mediante a alteração da apresentação da madeira e vidro.
Desde o exterior, a forma feita de um empilhamento de volumes, converge perspectivas desde todos os pontos de vista, traduzindo e sintetizando o horizonte dos edifícios vizinhos. Além disso, seu sistema de mosaico proporciona grandes aberturas que oferecem uma vista panorâmica sobre a cidade.
No interior, a progressão gradual de áreas mais quente - atividade, ruídos - para áreas mais frias, determina a disposição dos espaços, incluindo a etapa final de deambulação mental e física: uma grande janela com vistas para a igreja e uma grande vista do estabelecimento. Como um espaço tranquilo e meditativo, a biblioteca Monterblanc oferece uma perspectiva simples e acessível à história de seu entorno.