Os designers Gabriela Castro, Gustavo Marchetti, Julia Masagão e Paulo André Chagas venceram o Concurso do selo oficial das comemorações do centenário do arquiteto Vilanova Artigas, desenvolvido pela Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo em conjunto com a Comissão Organizadora das Comemorações do Centenário, e colaboração dos designers Celso Longo e Daniel Trench. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, em cerimônia realizada na Escola da Cidade.
O trabalho da equipe, se destacou dentre todos os apresentados por utilizar um elemento gráfico que faz referência à arquitetura de Artigas sem, contudo, fazê-lo de modo literal e óbvio. “A substituição das letras V e A por triângulos modulados invertidos – sobretudo quando encontrando-se fora de eixo e em tamanhos variados – resultou em aplicações interessantes e características, identificando adequadamente as comemorações do Centenário”, explica o júri, presidido pelo arquiteto e designer João Carlos Cauduro e composto pelos profissionais Celso Longo, Daniel Trench, Rafic Farah e Rodrigo Brancher.
Veja o trabalho vencedor.
Foram 73 trabalhos inscritos, no período de dezembro a fevereiro. “O concurso para o selo comemorativo do Centenário de Vilanova Artigas cumpriu com grande brilho o seu objetivo. Os trabalhos participantes foram de alto nível e bastante diversificados, o que fez com que o júri tivesse um árduo trabalho para selecionar os finalistas. Agradecemos à Escola da Cidade, aos membros do Júri e, principalmente, ao empenho e talento dos todos os participantes, especialmente aos cinco finalistas”, comentam os integrantes da Comissão Organizadora.
Além da proposta vencedora, as quatro finalistas do concurso, em ordem de inscrição são:
Roberto Strauss
Julia Lopez da Mota
Grupo Contravento (Ilana Tschiptschin, Alexandre Lindenberg e Alexandre Benoit)
Coletivo Oitentaedois (Caio Yuzo, Douglas Higa e Erick Fugii)
O objetivo do Concurso do selo oficial das comemorações do centenário do arquiteto Vilanova Artigas foi escolher o selo que será a identidade visual das Comemorações e que será adotado como a marca oficial das celebrações, como identidade visual de caráter multiplicativo, permitindo sua utilização nas mais variadas peças e meios de comunicação.