-
Arquitetos: Martín Dulanto
- Área: 126 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Juan Solano Ojasi
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto faz parte de uma abordagem pessoal onde entendo a casa como um grande bloco sólido e maciço que é escavado para criar seus espaços interiores.
Esta casa, em particular, consiste em um bloco branco que recebeu diferentes cortes, com vãos dispostos de maneira aleatória, através dos quais podemos apreciar o seu interior: outros blocos, em concreto aparente. Entre estes volumes e seus interiores são gerados espaços habitáveis de características distintas.
O projeto foi dividido em quatro áreas: social externa, dormitórios, serviço e terraço.
A área social do primeiro nível foi elevada como um único e grande espaço que integra a sala de estar e a cozinha, fazendo com que estes três espaços pareçam maiores. Isto foi feito em resposta às limitações do tamanho do terreno. O canto principal da casa, onde está a sala, não possui colunas, a fim de integrar o espaço interno ao externo sem barreiras.
A área dos dormitórios, localizada na parte traseira do terreno foi claramente separada da área social e aproveita as aberturas na fachada como uma espécie de rede que permite uma integração visual com o exterior, sem perder a privacidade.
A área de serviço, no entanto, é bastante impermeável. Esta área situa-se no centro da casa e possui iluminação zenital.
O terraço no segundo pavimento é dividido em duas áreas: uma área de estar, copa e churrasqueira e uma piscina. O terraço é puramente social e, a fim de alcançar uma maior integração do usuário com a natureza, recebeu plantas em todo o seu perímetro, conseguindo assim privacidade, mas sem bloquear a vista do horizonte.