A prefeitura de Bressanone, Itália, organizou um concurso de arquitetura para selecionar o projeto da futura escola local de música, que teve como vencedora a equipe formada pelos arquitetos Michel Carlana, Luca Mezzalira e Curzio Pentimalli.
Entre as menções honrosas, a proposta de Aires Mateus e GSMM Architetti define, segundo os autores, uma série de estratégias urbanas para reforçar a ideia do projeto "como uma nova ponte da cidade". Internamente, todas as salas de aula se organizam em torno de um pátio, buscando estabelecer um "sentido de comunidade e pertencimento entre os estudantes."
Conheça a seguir a proposta premiada com uma das menções honrosas no concurso italiano.
Dos arquitetos: as estratégias urbanas propostas reforçam a ideia do edifício como uma nova ponte da cidade. Sua geometria simples e clara ajuda a esclarecer diferentes questões urbanas e estabelece uma nova hierarquia entre a nova praça peatonal, o centro histórico e as áreas abertas.
O edifício cria um espaço e seu pátio se converte em um momento de transição entre a chegada e o acesso à cidade.
Todas as salas de aula estão organizadas em torno do pátio, reforçando sua importância como valor simbólico não apenas para a cidade mas também para a escola. A relação visual que é gerada entre o pátio e as salas ajuda a estabelecer um sentido de comunidade e pertencimento entre os estudantes.
O pátio se estrutura em duas direções cartesianas que podem também ser traduzidas no programa funcional. A direção horizontal é destacada no nível do solo pelas amplas galerias - que enfatizam o acesso aos diferentes programas - e pela suspensão do edifício. A segunda direção é demarcada por uma rampa que conecta verticalmente e unifica com um gesto simples o térreo e os pavimentos superiores.
Concurso
Scuola di musica di Bressanone competizionePrêmio
Menção HonrosaArquitetos
Localização
Bressanone BZ, ItáliaÁrea
3.539m²Ano do Projeto
2014Fotografias
Cortesia de Aires Mateus