A partir de hoje, 20 de fevereiro, o Vitra Design Museum receberá a exposição Architecture of Independence - African Modernism [Arquitetura da Independência - o Modernismo Africano], que tem curadoria do arquiteto Manuel Herz. Apresentando diversas fotografias de Iwan Baan, a mostra explora a arquitetura experimental e futurista produzida na África Central e Sub-Saariana na década de 1960, período seguinte à independência de alguns países dessa região.
O extenso catálogo da exposição abrange mais de 80 edifícios em cinco países: Quênia, Zâmbia, Gana, Costa do Marfim e Senegal. Edifícios cívicos, como bancos, estádios, memoriais e câmaras de parlamento, são bastante abordados, destacando o que o Vitra Design Museum descreve como "a relação entre a produção arquitetônica dos países e seus processos individuais de construção da nação."
Architecture of Independence transmite a liberdade arquitetônica e social e o otimismo de uma região que estava ainda apreciando a partida das potências colonizadoras e construindo uma imagem ousada, imaginativa e pouco convencional da África Modernista.
Herz não evita a complexa base política do tema da exposição, reconhecendo que muitos dos projetos daquela época - incluindo alguns que estão sendo exibidos na galeria do Vitra - foram projetados por arquitetos de outros países que não as nações recém independentes em questão.
Architecture of Independence — African Modernism permanecerá aberta ao público até 31 de março. Uma publicação de aproximadamente 700 páginas com o mesmo nome da exposição será lançada pela Park Books, de Zurique, ainda enquanto a mostra estiver aberta.
Title
Architecture of Independence - African ModernismWebsite
Organizers
From
20 de Fevereiro de 2015, 10:00Until
31 de Maio de 2015, 18:00Venue
Vitra Design Museum GalleryAddress
Vitra Design Museum, Charles-Eames-Straße 2, 79576 Weil am Rhein, Germany