- Área: 86165 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Young-chae Park
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Songdo G-Tower foi projetada para tornar-se um modelo de escritório simbólico e sustentável, como um novo edifício governamental na Zona de Livre Comércio de Incheon, que abrange Songdo, Young-Jong, e Chung-Ra. Quatro grandes átrios, que atingem até 6 pavimentos e um terraço jardim de 25 metros de profundidade com uma inclinação inversa influencia a característica do edifício como um elemento drástico e criativo. A materialidade das linhas diagonais evidenciadas nas fachadas da torre é uma figura simples e dinâmica.
Além do átrio, um elemento nuclear sustentável aumenta o desempenho de isolamento do edifício e oferece aos usuários diversos espaços de trabalho e descanso em plantas que são diferentes em todos os 33 pavimentos. Isso foi pensado para harmonizar com a integração e independência dos vários programas no layout. A independência dos três programas, como o edifício de escritório do IFEZ, as Nações Unidas e a parte cultural foram garantidas por um layout de volumes segmentados, que integra o saguão principal na confluência desses programas, e tendo a função de fazer os usuários facilmente reconhecer e apropriar-se de cada programa.
Conceito
O conceito da G-tower inicia-se com três elementos: três distritos do IFEZ, um grupo de três inquilinos que consiste na sede do IFEZ, o escritório da ONU e a zona de escritórios para aluguel, além de três volumes do programa básico da torre de escritórios, ala cultural e ala de serviço público. O arranjo vertical e rotação da pirâmide triangular conforma vários espaços internos de convívio e diferentes experiências para os usuário na torre de 33 andares.
Planta Baixa
G-tower destaca-se como um marco no extremo do parque central de Song-do e auxilia na localização espacial das pessoas. As alas culturais e de serviços públicos estão conectadas à torre com o saguão principal piramidal e interligados diretamente com o restante da construção. As funções públicas e culturais em todos os pavimentos são agrupadas separadamente ao nível do solo para a conveniência dos visitantes e o volume destacado torna-se um espaçoso átrio para os usuários do edifício.
Fachada
A massa da pirâmide de ponta cabeça no topo do edifício é o principal elemento do projeto. Foi pensado para a diretoria da IFEZ, para recepções importantes e área ao ar livre. Abaixo dela está o deck de observação e terraço jardim para todos os usuários da edificação. Com o intuito de vencer o vão com uma forma inclinada anti-gravitacional, uma mega estrutura treliçada foi necessária.