-
Arquitetos: Studio Clarice Semerene
- Área: 70 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Joana França
Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento de 70 m², situado em um edifício recém construído em um novo bairro de Brasília, foi desenhado para um casal de jovens.
Originalmente, o imóvel era distribuído em ambientes bem delimitados, envolvendo sala, cozinha, área de serviço, duas suítes e um lavabo na área social.
O novo projeto deveria se alinhar a necessidade dos moradores por espaços fluidos, usos múltiplos do espaço e, ao mesmo tempo, deveria traduzir o estilo de vida e as referências afetivas do casal.
Sendo assim, foram priorizadas áreas livres, integradas e multifuncionais, adaptáveis a diferentes cenários do cotidiano.
Ao entrar no apartamento, as barreiras entre a sala de tv, sala de jantar, cozinha e área de serviço, se dissolvem a partir de uma trama central permeável. A estrutura metálica se desdobra em diferentes funções: de divisória à estante, de balcão à mesa de jantar. Um só elemento que abraça a ilha da cozinha e se torna o coração do projeto.
A cozinha e a área de serviço tiveram as suas funções reduzidas ao essencial e reunidas em um só volume disposto linearmente. A área de serviço é facilmente camuflada e convertida em painel de fundo para a sala de jantar.
O escritório funciona como ambiente reversível, através de painéis de correr, podendo se abrir para a sala para fundir-se aos demais ambientes, ou se fechar para uma maior privacidade.
Optou-se por materiais neutros e naturais, como o concreto e a madeira. O elemento metálico central traz um caráter industrial, próprio das grandes cidades, que se contrasta com as cores vibrantes presentes nos objetos, móveis e na parede da sala de estar. O resultado é o frescor de uma praia urbana, tão presente na memória dos moradores.