- Área: 60 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento no Príncipe Real, no centro da cidade de Lisboa, embora encantador no primeiro encontro, estava, de alguma forma, partido.
O sistema espacial era irregular e desequilibrado, com todos os programas no lugar errado: a sala estava de frente para o lado da rua (norte), sem luz solar direta; o quarto e cozinha estavam virados para Lisboa (sul), mas sem nenhuma relação com a vista. Um quarto escuro e sem janelas ocupava o núcleo. A varanda era usada apenas como espaço de circulação e o foyer pequeno até para abrir a porta. A principal ideia por trás do projeto era a redefinição das suas prioridades, corrigindo o apartamento, enquadrando a vista.
Todas as paredes foram removidas e o programa foi rodado 180º. A sala de estar foi transportada para o lado sul, de frente para a vista, e os dois quartos encaixaram-se na maior largura no lado norte. Apenas duas paredes e duas portas foram adicionadas.
As velhas portadas de madeira, paredes e caixilhos foram removidas, abrindo o apartamento para o exterior, tornando a varanda na continuação da sala. As portas dos quartos foram concebidas em metal e vidro, permitindo uma absoluta permeabilidade visual e acentuando a intimidade entre as pequenas divisões. Todas as paredes e tectos foram pintados de branco, tornando-se uma tela clara para as poucas peças de mobiliário colocadas como objetos independentes no espaço.